Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Vereadores de Manaus querem instalar CPI para investigar suposto caixa dois da Prefeitura

Proposto pelo vereador William Alemão, até o momento, somente o trio da ala de oposição assinou o documento que precisa da assinatura de pelo menos 14 parlamentares, ou seja, um terço.

Vereadores de Manaus querem instalar CPI para investigar suposto caixa dois da Prefeitura

(Foto: CMM/Divulgação)

Manaus (AM) – Os vereadores de oposição na Câmara Municipal de Manaus (CMM) querem instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o titular da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) Israel Conte.

A abertura de inquérito foi proposta pelos vereadores William Alemão (Cidadania), Capitão Carpê e Rodrigo Guedes, ambos do Podemos, após um vídeo ser divulgado mostrando o momento em que uma mulher entrega um envelope contendo dinheiro em espécie a um homem, supostamente, nas dependências da Secretaria de Comunicação de Manaus.

No vídeo, o homem utiliza o próprio celular para registrar o fato. Na ocasião, se identifica como o motorista de um empresário, proprietário de um portal de notícias, e que o dinheiro se tratava do pagamento devido pela gestão  municipal ao veículo de comunicação.

O vereador William Alemão disse que vai solicitar à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (20), a criação de uma CPI.

“Vamos propor a abertura de uma CPI, para que o titular da Secretaria Municipal de Comunicação venha prestar esclarecimentos a respeito deste vídeo”, disse Alemão ao Portal AM1 .

“ A gente precisa investigar essa situação que aconteceu dentro da Semcom, pois todos os vereadores receberam, em suas redes sociais, algum questionamento sobre o que iríamos fazer, e essa é uma resposta que a Câmara Municipal de Manaus precisa dar para a sociedade”, justificou Alemão .

O que precisa para instalar a CPI

Para que a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ocorra na Casa legislativa, é necessário obter apoio de um terço dos parlamentares. Contudo, os únicos, até agora, que assinaram o documento da proposta de implantação da CPI foram os três que compõem a base de oposição ao prefeito: os vereadores William Alemão, autor da proposta, além de Rodrigo Guedes e Capitão Carpê, que sempre buscam oportunidades para confrontar o prefeito David Almeida.

Carpê disse, ainda, que já foi aberta uma comissão de inquérito junto à Polícia Civil do Amazonas, que deve investigar se está havendo uma possível corrupção no Executivo Municipal de Manaus.

“Após minha denúncia na Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor), tenho a convicção de que as autoridades vão dar respostas sobre esse escândalo e possível crime de caixa dois”, destacou Carpê.

O ocorrido ganhou repercussão nacional. Sites locais chegaram a mencionar a possibilidade de o pagamento ter sido direcionado ao veículo de notícia, como propina, cujo intuito é o de favorecer o prefeito na mídia manauara.

Nota da Semcom

Logo que o vídeo começou a circular nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) divulgou nota informando que teria tomado conhecimento sobre o vídeo, que “não se sabe da procedência” e que tomaria medidas para apurar a situação.

“A partir do conteúdo recebido e que não se sabe a procedência, a secretaria iniciou a apuração para saber em que circunstâncias as imagens foram gravadas.

O prefeito David Almeida (Avante) também se manifestou afirmando que, no mesmo dia, mandou apurar o caso para tomar as providências e punir os responsáveis.

LEIA MAIS: