Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cenário

Vice-prefeito de Fonte Boa dispara na frente e pode ser prefeito em 2024

Desde a pesquisa espontânea até a estimulada, Alailson Lisboa ocupa o primeiro lugar, sendo 24,5% e 33,2%, respectivamente.

Vice-prefeito de Fonte Boa dispara na frente e pode ser prefeito em 2024

Alailson Lisboa à esquerda e prfeito Biquinho á direita. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Fonte Boa (AM) – O vice-prefeito de Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus) pode se tornar o novo gestor municipal nas eleições de 2024, de acordo com pesquisa de intenções de votos realizada com 200 eleitores na cidade e divulgada no dia 14 de julho. Alailson Lisboa (Cidadania), conhecido como “Dr. Alaison”, aparece na pesquisa com boa porcentagem em comparação com os outros possíveis candidatos.

Desde a pesquisa espontânea, até a estimulada, Alailson ocupa o primeiro lugar em intenções de votos. Na modalidade espontânea, ele tem 24,5% de chances de assumir a cadeira municipal de Fonte Boa. Já na estimulada, quando são apresentados possíveis candidatos ao entrevistado, o vice do prefeito Biquinho (PL) também lidera com 33,2% de intenções de votos.

Logo atrás de Alailson, o ex-chefe do Executivo municipal, Sué, aparece com 16,1% na espontânea e com 27,4% na estimulada. Ainda na pesquisa, outra opção ao cargo da prefeitura é Belarmino Lins, que possui 14% de intenções de voto. Em quarto lugar, Lázaro Araújo também é um possível candidato ao próximo pleito eleitoral, somando 11,9%.

 

Espontânea. (Foto: Divulgação/Perspectiva Mercado e Opinião)

 

Estimulada. (Foto: Divulgação/Perspectiva Mercado e Opinião)

 

A gestão atual de Gilberto Ferreira, o “Biquinho”, apresenta 49,1% de aprovação e 47,6% de desaprovação, praticamente, um empate quanto à avaliação da administração pública – o que significa que Biquinho tem força para emplacar Dr. Alailson ao cargo majoritário no próximo pleito eleitoral.

A margem de erro na pesquisa é de 6,9% para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,0%. Isso significa que se fossem feitas 100 (cem) entrevistas com a mesma metodologia, 95 (noventa e cinco) estariam dentro da margem de erro prevista.

Rejeição

Quanto à rejeição dos candidatos às eleições, Alailson Lisboa apresenta 12,9%,  atrás de Sué, mas com pouca diferença, que aparece com 13,8%. Belarmino Lins tem 9,6%, enquanto Lázaro Araújo tem 9%. Nessa mesma modalidade, das 200 pessoas entrevistadas, 27,6% rejeitam todos os possíveis candidatos, como mostra o gráfico abaixo.

Rejeição. (Foto: Divulgação/Perspectiva Mercado e Opinião)