Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Vídeo: população invade lixão e desenterra frango estragado no AM

A carga de frango estava sendo transportada sem nota fiscal e sem refrigeração; população, com fome, atacou a carga imprópria para consumo

Vídeo: população invade lixão e desenterra frango estragado no AM

Foto: Reprodução

HUMAITÁ, AM – Em mais um retrato da desigualdade no Brasil, moradores de Humaitá, a cerca de 590 quilômetros de distância de Manaus, invadiram o lixão municipal para desenterrar frangos que tinham sido descartados no local. O alimento estava impróprio para o consumo, porém, as famílias foram ao lixão para garantir o alimento.

Foram cinco toneladas de frango apreendidas por fiscais da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), nessa segunda-feira (10). De acordo com as autoridades, o alimento estava sendo transportado sem nota fiscal e sem refrigeração, o que significaria risco à saúde.

Leia mais: Saúde pede à Anvisa liberação de autoteste de covid-19

Nas imagens, os moradores cavam buracos em busca do alimento. Segundo informações, no momento da invasão, não havia nenhum fiscal da prefeitura para impedir a ação dos moradores.

“A Adaf alerta que qualquer produto de origem animal que esteja fora da temperatura de armazenamento tem alto risco de causar infecção alimentar, com dores e desconfortos abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e febre, entre outros sintomas”, reforçou o órgão.

O Portal Amazonas 1 entrou em contato com a Prefeitura de Humaitá para buscar esclarecimentos sobre o ocorrido e quais são os programas sociais desenvolvidos pelo Executivo Municipal para sanar o problema, no entanto, até a publicação desta matéria, a equipe de reportagem não obteve resposta.

Vídeo:

Fome na Venezuela

A mesma cena que aconteceu em Humaitá já é uma realidade presente na Venezuela. Por conta da crise econômica no país, alguns venezuelanos vão às ruas em busca de alimento. Uma pesquisa realizada por várias universidades apontou que a condição de vida na Venezuela atinge mais de nove milhões de habitantes, que comem duas ou menos refeições diárias.

A pesquisa ainda mostrou que quase 82% das pessoas vivem em situação de pobreza, e até 51% estão em pobreza extrema. O levantamento ainda aponta que 93% das famílias não possuem recursos para comprar alimentos para o consumo adequado. O estudo ainda estima que 70% dos venezuelanos tenham perdido uma média de 8,7 quilos em 2016.

FRANGO ESTRAGADO