Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Vítima de fake news, Plínio Valério confirma que não apoiará Alckmin

Vítima de fake news, Plínio Valério confirma que não apoiará Alckmin

Com chances reais de ficar com uma das duas vagas ao Sendo pelo Amazonas, o vereador Plínio Valério (PSDB) vem sendo alvo de ataques de notícias falsas, as fake news, sobre sua preferência nas eleições presidenciais. Ele confirmou que não apoiará o candidato a presidente de seu partido, Geraldo Alckmin (PSDB), por não ter visto nele, uma tentativa de rever os erros cometidos contra a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Plínio Valério e Geraldo Alckmin: impasse sobre Zona Franca causa rompimento político (Reprodução)

“Há muito tempo comuniquei ao meu partido que não poderia seguir a orientação de votar em Alckmin por entender que ele, quando governador de São Paulo, gerou graves prejuízos à Zona Franca de Manaus e não apresentou projetos voltados para o modelo, na sua campanha. Mas fui informado que adversários espalham material antigo para tentar me comprometer”, declarou Plínio.

Plínio se refere à atuação de perfis fakes nas redes sociais, ligados a adversários, que estão disseminando um vídeo antigo no qual ele cita Alckmin como uma opção de voto. Na época, o vereador afirmou que avaliava todas as candidaturas à presidência e por uma questão de ética falou sobre o candidato de seu partido.

“Naquele momento, tinha a esperança de que ele (Alckmin) fosse reavaliar seus planos sobre o futuro da Zona Franca, porque, naturalmente, queria ser fiel ao meu partido. Mas vi que não houve um pedido de desculpas para o Amazonas e nem uma tentativa de propor projetos de desenvolvimento econômico para nossa gente. Como amazonense, me senti na obrigação de romper politicamente com o candidato”, afirmou Plínio Valério.

CMM

Outro vídeo fake que circula nas redes sociais, mostra Plínio Valério recebendo uma quantia em dinheiro, em uma sala da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Na época – década de 1990 – o órgão teve problemas com a instituição financeira que fazia o pagamento de parlamentares e servidores da Casa, e a diretoria financeira da CMM decidiu realizar os repasses em espécie.

“Essa história é antiga que foi corretamente explicada na época e, inclusive, teve o respaldo de órgãos fiscalizadores. Infelizmente, nos anos de eleições esse tipo de material falso sempre retorna, mas as pessoas que me conhecem, sabem da minha integridade”, completou o candidato.

Na reta final da campanha, o vereador afirmou que está preocupado em garantir que a população esteja ciente de suas propostas e projetos para o Estado e o eleitorado consciente sobre a importância do voto no desenvolvimento da região. “Sabemos que muitos amazonenses e brasileiros estão decepcionados com a política, mas só poderemos melhorar as perspectivas econômicas e sociais  da população por meio de ações concretas dos membros do Legislativo e Executivo”, concluiu.