Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

Voos são cancelados, e passageiros denunciam problemas em viagens

Na manhã desta quinta-feira, 19, passageiros da MAP foram surpreendidos novamente com cancelamentos de voos

Voos são cancelados, e passageiros denunciam problemas em viagens

(Antônio Mendes/Amazonas1)

De acordo com informações de funcionários da MAP Linhas Aéreas, desde a última terça-feira, 17, cerca de 6 voos com saída de Manaus foram cancelados, prejudicando diversos passageiros com destino a cidades do interior do Amazonas e também para fora do Estado.

A professora mestre em Educação Ana Maria Machado, que estava com uma viagem programada para o município de Carauari na manhã desta quinta-feira, 19, mas que também foi cancelada, relatou ao Amazonas1 que ela e a família sentem medo ao viajar pela companhia aérea e que eles já vêm apresentando inúmeros problemas em seus voos.

MAP

(Carlos Bolívar/Amazonas1)

“Nós temos vários problemas com a MAP, problemas de voo arremetendo, indo e voltando depois de cinco minutos, com dificuldade para aterrizar. Já teve voo que ficou 24h parado no aeroporto de Carauari, que já desceu com problemas técnicos. Ou seja, ficamos preocupados com essa situação, pois é um risco para nós”, diz a educadora, que implorou para que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) os ajudasse, pois eles estão correndo perigo.

Segundo ela, a MAP Linhas Aéreas também não informou os motivos dos cancelamentos, mas que os voos foram realocados para o dia 30 de setembro. “Nos informaram de que o voo tinha trocado de horário, logo depois eles disseram que o voo tinha sido cancelado e simplesmente não avisaram o porquê. Ligamos para o call center da empresa MAP e eles alegaram que só tinha vaga para nos colocarem dia 30”, disse a educadora, que continuou: “Foi um atendimento muito ruim e não deram informação nenhuma.”

(Antônio Mendes/Amazonas1)

Conforme ela, o call center disponibilizou três opções para a passageira: que eles viajassem de barco – que demora de cinco a sete dias –, ter o dinheiro devolvido, ou ter a viagem remarcada. “E só é a MAP que vai a Carauari e são passagens caríssimas, R$ 1.126,00 a passagem da MAP, e até agora não temos nenhuma informação deles.”

Troca de informações

Ana Maria Machado destacou que a empresa emitiu declarações de voo diferentes aos passageiros. “Para mim, colocaram que era defeito técnico, mas porque eu exigi, e para a minha vizinha colocaram como problemas meteorológicos”, diz Ana Maria Machado.

A reportagem entrou em contato com a MAP Linhas Aéreas e,  em nota, a MAP informou que os voos foram cancelados devido a uma manutenção não programada na frota e esclareceu ainda que os passageiros estão recebendo toda assistência prevista na Resolução n. 400/2016 da Anac, que dispõe sobre as Condições Gerais de Transporte aplicáveis aos atrasos e cancelamentos de voos.

 

(*) Colaborou Gabriel Ricardo