Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Votação do relatório final da CPI será no próximo dia 26, diz Omar Aziz

Segundo o senador, o atraso se deu para evitar dar brechas jurídicas para os possíveis indiciados

Votação do relatório final da CPI será no próximo dia 26, diz Omar Aziz

Foto: Pedro França/Agência Senado

Brasília, DF – O presidente da CPI da Pandemia, o senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que a leitura do relatório final da comissão será na próxima quarta-feira (20) e a votação logo na terça-feira seguinte, dia 26 de outubro. A confirmação foi feita em suas redes sociais, neste domingo (17).

A previsão anterior era de que o documento fosse lido nesta terça-feira (19) e votado no dia seguinte, mas a cúpula da CPI resolveu adiar o calendário. Segundo o senador, o atraso se deu para evitar dar brechas jurídicas para os possíveis indiciados.

Ainda de acordo com ele, a decisão de adiamento veio durante conversa com o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), após aconselhamento com juristas.

Leia mais: Após vazamento, CPI adia leitura e votação do relatório final

“A votação do relatório da CPI será no próximo dia 26. Falei a pouco com a @cnnbrasil a respeito. Conversei com o vice-presidente da CPI @randolferodrigues e com juristas e fui aconselhado que, se o relatório fosse lido no dia 19 e votado no dia 20, poderia caber ação na justiça pelo curto prazo para análise do documento. Para que não caiamos em uma armadilha e possa haver a nulidade de todo o trabalho que nós fizemos, optamos pela cautela”, disse Omar na postagem.

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD) em entrevista à CNN Brasil, neste domingo

O presidente da comissão também divulgou o calendário mais atualizado dos depoimentos que serão feitos na última semana do processo de conclusão dos trabalhos da CPI da Pandemia.

“Então, amanhã (18) ouviremos familiares das vítimas; na terça (19) será o senhor Helton da Silva Chaves, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); e na quarta (20) o senador @renancalheiros fará a leitura do relatório. Retornamos na outra terça (26) para a votação. Essa é a coisa mais correta e cautelosa a se fazer neste momento”, finalizou Omar.

Vazamento

Mais cedo, a cúpula da CPI da Covid decidiu adiar a leitura e votação do texto do relator, Renan Calheiros (MDB-AL), após Omar Aziz, afirmar que o texto não teve participação dos demais membros do G7, ou seja, não houve um consenso na elaboração do relatório.

Leia mais: Omar Aziz critica Calheiros por vazar relatório da CPI: ‘faltou respeito’

Calheiros afirmou que a decisão de adiar a leitura do relatório foi de Omar Aziz, com o seu consentimento. Mesmo a leitura ter sido suspensa, o relator afirmou que a decisão foi positiva, já que ele terá mais tempo para “discutir o parecer”.

Segundo informações de bastidor, o texto final da CPI teria mais de 1,2 mil páginas.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter