Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cenário

Wilson e Braga já se movimentam de olho nos maiores colégios eleitorais do AM

Wilson visitou mais colégios eleitorais do interior do AM em 2023, enquanto Braga só esteve em dois municípios.

Wilson e Braga já se movimentam de olho nos maiores colégios eleitorais do AM

Braga e Wilson já se movimentam pelos maiores colégios eleitorais do AM (Fotos: Marcelo Camargo/Arthur Castro)

Manaus (AM) – As eleições municipais estão à porta, bem como as eleições para o Senado Federal, que terá duas cadeiras a serem disputadas em 2026. Com isso, alguns políticos já começaram a mexer no tabuleiro para garantir seu espaço em Brasília.

O atual senador da República Eduardo Braga (MDB) buscará a reeleição e Wilson Lima (UB) é um dos nomes que deve concorrer por uma das vagas no final de seu mandato como governador do Estado.

Uma das estratégias dos políticos é visitar o quanto antes os maiores colégios eleitorais do estado em busca de votos que possam elegê-los em 2026. Seguindo essa lógica, o Portal AM1 realizou levantamento dos locais que os possíveis candidatos ao Senado já passaram em 2023, de acordo com suas redes sociais, e constatou que os governantes já visitaram os maiores colégios eleitorais do interior do estado.

Manacapuru

Manacapuru é, hoje, o maior colégio eleitoral do interior do Amazonas, com 75.992 mil eleitores aptos a votar nas próximas eleições. É possível que esse número cresça um pouco mais até outubro, quando serão realizadas as eleições municipais em todo o Brasil.

Em 2023, Eduardo Braga não foi ao município, mas destinou recursos para comprar equipamentos e reformar as áreas essenciais da cidade, conforme divulgações do prefeito Beto D’Ângelo (Republicanos). Os recursos são resultados de emendas parlamentares.

Wilson Lima, por sua vez, foi a Manacapuru apenas uma vez, em 11 de outubro, para levar ajuda humanitária a uma comunidade ribeirinha no período da grande seca amazônica, que também enfrentava uma das consequências do desmatamento no estado: fumaças, que encobriram Manaus e a região metropolitana, causando graves prejuízos como a péssima qualidade do ar.

Assim como Braga, Wilson tem se movimentado para mostrar serviço tanto para o seu segundo mandato como governador quanto para mirar uma das duas cadeiras do Senado que serão disputadas.

Itacoatiara

Itacoatiara, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TER-AM), é o segundo maior colégio eleitoral do interior com 72.518 mil eleitores. Eduardo Braga foi à terra da “Pedra Pintada” apenas uma vez em 2023, em 29 de dezembro. O senador chegou ao município em ritmo de pré-campanha eleitoral com direito à carreata.

Eduardo foi à cidade junto do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Amazonas, Orlando Fanaia, para assinar a ordem de serviço da construção do Porto de Itacoatiara, e também, para entregar maquinários para a prefeitura visando melhorar a infraestrutura local.

Vale lembrar que o prefeito do segundo maior colégio eleitoral do interior, Mário Abrahim, seu filho, o deputado estadual Thiago Abrahim (UB) e sua esposa, Cristiane Abrahim, viajaram com o senador de jatinho até o município, após um jantar oferecido por Braga em Manaus, que reuniu prefeitos e vereadores dos maiores colégios eleitorais do Amazonas, inclusive, com o prefeito da capital, David Almeida (Avante), com quem o senador firmou parceria desde que David afrouxou os laços com o governador Wilson Lima.

Ainda de acordo com as redes sociais de Eduardo Braga, apesar de o ex-governador do Amazonas não ter marcado presença física muitas vezes no município, fez questão de publicar, durante o ano todo, que estava destinando emendas parlamentares à cidade, em sua maioria, voltadas para a infraestrutura.

As publicações aconteceram após várias reuniões com Mário Abrahim em Brasília e em Manaus.

Parintins

Já na “ilha da magia”, Eduardo e Wilson dividiram o mesmo palco no dia 4 de agosto de 2023, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para inaugurar o Linhão de Tucuruí. Na ocasião, enquanto Braga foi ovacionado pelos parintinenses, o governador foi vaiado, precisando que o presidente Lula se levantasse e pedisse ao público que parasse com a pequena “manifestação” contra o mandatário estadual.

Essa foi a única vez que Eduardo esteve na cidade em 2023. Mas Eduardo não deixou de se reunir com Bi Garcia (MDB), prefeito de Parintins, e no dia 5 de abril recebeu o esposo da deputada estadual Mayra Dias (Avante) em Manaus para tratar sobre o programa social de habitação “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.

Já Wilson Lima, foi ao município outras vezes para levar ajuda humanitária e cumprir agenda de governo totalizando 3 visitas.

A primeira ocorreu do dia 26 de junho, em seu aniversário, data em que o governador foi recepcionado e comemorou com bolo e parabéns por onde passava. Dessa viagem, Lima emendou o seu aniversário com o Festival Folclórico de Parintins, de 29 de junho a 1° de julho.

Ele foi tietado pelos parlamentares que prestigiaram o evento e, também, cumprimentou famosos e personalidades nacionais que participavam da festa pela primeira vez.

Já a terceira vez que Lima esteve na cidade, foi para cumprir agenda política, que durou três dias: de 11 a 13 de novembro. Parintins conta com 70.228 mil eleitores.

Coari

A terra do gasoduto, quarto maior colégio eleitoral do interior, não contou com a visita dos governantes. Coari possui eleitorado de 50.078 mil pessoas. A cidade é comandada pelo clã Pinheiro e ultimamente, tem sido muito visitada pelo Republicanos de Silas Câmara, que vez ou outra, divulga novas filiações à sigla.

Inclusive, os irmãos Pinheiro, deputado federal Adail Filho e deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro, são membros.

Enquanto Wilson e Braga ainda não marcam território, os outros partidos, como o Republicanos, já se movimentam para conseguir ser fortalecidos no local, e talvez, apoiar um dos nomes que disputarão uma vaga no Senado em 2026.

Tefé

Porta de entrada para a Amazônia Internacional, o município de Tefé possuía 45.341 mil eleitores até 29 de dezembro de 2023. A cidade é liderada pelo prefeito Nicson Marreira (PTB), também não recebeu a visita de Braga em 2023.

Já Wilson Lima, foi ao município uma única vez, no dia 19 de outubro, para entregar cestas básicas e água potável à população ribeirinha que sofria com a severa estiagem do ano passado.

Iranduba

O quinto maior colégio eleitoral do interior do Amazonas, localizado na região metropolitana de Manaus, e comandado por Augusto Ferrari (DEM), Iranduba tem 39.392 mil eleitores.

O município não foi visitado por Eduardo Braga até dezembro do ano passado.

Ao contrário de Wilson Lima, que até levou o vice-presidente da República na comunidade flutuante Catalão, no dia 4 de outubro, para beber água filtrada, processo realizado pelo programa estadual “Água Boa”.

Na ocasião, Wilson recepcionava a comitiva federal que veio ao estado para acompanhar de perto o que o Amazonas vivia por causa da estiagem e das queimadas.

Esta, de longe, foi a visita mais comentada na época, marcada por cobranças à ministra do Clima e Meio Ambiente, Marina Silva (Solidariedade), que se recusa a autorizar a pavimentação da BR-319, alegando que a pavimentação trará danos ao meio ambiente e aos povos indígenas que habitam o trecho do meio da estrada.

Vale destacar que nesta visita, o prefeito de Iranduba não estava presente, e no mês de dezembro, no jantar de confraternização do senador da República, em 29 de dezembro, Augusto Ferrari assentava-se à mesa principal junto com Eduardo Braga e outros prefeitos.

E, nesse sábado (20), Ferrari gravou um vídeo que foi publicado nas redes sociais do senador, no qual fala sobre a parceria com ele e sobre as emendas destinadas a Iranduba.

Maués

Com um eleitorado de 35.918 mil eleitores e ocupando a sexta posição de maiores colégios eleitorais do interior do Amazonas, Maués também não recebeu a visita de Braga em 2023.

Maués é governada por Júnior Leite (PSC), que é amigo do governador e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB). A cidade é conhecida como a “Terra do Guaraná”, devido à cadeia produtiva do fruto.

Em 5 de maio, Wilson Lima se reuniu com o prefeito para traçar projetos para a cidade, e em 19 de agosto, o governador foi até o município para entregar loteamento de terras à população.

LEIA MAIS: