Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Wilson e David se evitam durante jogo do Amazonas FC na Arena da Amazônia

Essa não é a primeira vez que os dois mandatários evitam encontro em público nos últimos dias. Ao que tudo indica, a parceria entre os dois para 2024 pode estar comprometida.

Wilson e David se evitam durante jogo do Amazonas FC na Arena da Amazônia

(Fotos: Reprodução/Instagram Wilson Lima e David Almeida)

Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), podem ter evitado mais um encontro, desta vez, durante o jogo do Amazonas Futebol Clube (FC) no último sábado (7) na Arena da Amazônia, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

Os desencontros entre os dois mandatários têm se tornado comuns nos últimos dias, o que parece enfraquecer a parceria firmada entre a dupla em 2022 e com promessa de durar até 2024.

Eles estiveram no mesmo local, porém, em camarotes diferentes. Nas redes sociais, ambos evitaram posar para fotos lado a lado; tampouco aparecem compartilhando o mesmo espaço em vídeos ou fotos de outros chegados.

Enquanto David posava ao lado do vice-governador, Tadeu de Souza (Avante); Wilson preferiu estar na companhia do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB).

Nos bastidores da política amazonense, há rumores de que Wilson poderá lançar Roberto Cidade como candidato a prefeito de Manaus pelo União Brasil (UB).

E os rumores ganham força diante dos sinais de um possível racha entre o governador e o prefeito de Manaus na parceria firmada em 2022 e com promessa de vingar até 2024.

Isso porque David indicou o vice-governador na chapa de Wilson. Em troca, o governador indicaria o vice-prefeito na chapa de David para as eleições do ano que vem.

Porém, a aproximação de David junto ao senador Eduardo Braga, (MDB) não tem agradado Wilson.

Além disso, Coronel Menezes (PL) – outro rival de David – alega que o prefeito articula junto a Alfredo Nascimento e Valdemar Costa Neto, presidentes estadual e nacional do Partido Liberal (PL), respectivamente; para sair candidato à reeleição pela sigla, que tem como nome de peso o do ex-presidente Bolsonaro.

Uma possível filiação de David ao PL também coloca em xeque a parceria com Wilson, pois o PL vai querer emplacar um nome para vice na chapa.

Diante disso, a possibilidade de Cidade sair candidato a prefeito com o apoio de Wilson cresce nos bastidores. Roberto vem de uma vitória gigante na eleição, da qual foi o deputado estadual mais bem votado da história do Amazonas, além de ser apadrinhado pelo governador no UB.

Outros desencontros

O recente desencontro proposital não é o primeiro. Prova disso é que, no dia 22 de setembro deste ano, Wilson e David já haviam evitado um encontro. Foi preciso o secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Alcino Rocha, realizar duas agendas em Manaus, para estar com o governador e o prefeito separadamente. Na ocasião, eles trataram sobre Manaus ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027.

Naquela mesma semana, no dia 18, a cerimônia de entrega do título de cidadão amazonense ao senador Omar Aziz (PSD), na Aleam, também foi uma demonstração do afastamento entre os dois chefes do Poder Executivo.

Enquanto Wilson participou da cerimônia do início ao fim, David apareceu rapidamente no estacionamento da Casa Legislativa apenas para cumprimentar Omar e, em seguida, correu para participar de um evento ao lado de Braga (MDB), que faltou à homenagem ao colega de bancada.

LEIA MAIS: