Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Coluna AM1

David se junta a Braga enquanto Wilson prestigia Omar na Aleam

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta segunda-feira (18). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

David se junta a Braga enquanto Wilson prestigia Omar na Aleam

Em lados opostos

Os principais nomes da política amazonense, na atualidade, evitaram encontros nesta segunda-feira (18) em Manaus. Com duas agendas políticas de cunho relevante, sendo uma de honrarias na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e a outra de inauguração de mais uma secretaria, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o senador Eduardo Braga (MDB) evitaram encontros com o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), que estava acompanhado do senador Omar Aziz (PSD).

Cada vez mais próximos

Enquanto Omar recebia o título de Cidadão do Amazonas, David e Braga se preparavam para, juntos, inaugurarem a primeira secretaria de habitação no município. A pasta contará com apoio de R$ 70 milhões do governo federal adquiridos por David em negociações intermediadas por Braga.

Toma lá, dá cá

Como recompensa à parceria David e Braga, quem comandará a mais nova secretaria é Jesus Alves, um dos principais nomes do MDB no Amazonas. A indicação dele para o comando da pasta foi justamente de Braga. Com isso, Braga passa a ter influência direta na gestão do prefeito, emplacando um de seus nomes de confiança no Executivo municipal.

Encontro às cegas

Com exceção de Braga, que não compareceu à Casa Legislativa para prestigiar o colega de bancada, Omar disse que, antes da cerimônia, foi procurado pelo prefeito – que o parabenizou pela homenagem. Ainda assim, o encontro entre os dois passou despercebido diante da imprensa e de boa parte dos presentes na Aleam. Ou o dia realmente estava corrido para o chefe do Executivo municipal ou a intenção era não deixar Braga esperando.

Casa cheia

A homenagem de entrega do título de Cidadão do Amazonas a Omar Aziz lotou a Aleam. E não é muito comum ver a Casa tão lotada em dia de homenagens, como bem lembrou o deputado estadual Sinésio Campos (PT), em seu discurso durante a sessão solene. Vai ver porque, em sua maioria, são homenagens que deixam de ser relevantes, por isso a escassez de público.

Até a direita se rendeu

Omar foi prestigiado tanto por colegas da esquerda, quanto do centrão e também da própria direita. Deputados do PL e do Republicanos, como Cabo Maciel e Dan Câmara, respectivamente, elogiaram a atuação do senador e destacaram ações de sua trajetória política até aqui.

O mesmo aconteceu com os deputados do UB, que fizeram questão de estar próximos a Omar, principalmente, na entrega da placa com o título de Cidadão do Amazonas. A placa entregue a Omar, na verdade, antes de chegar às suas mãos, rodou pelas mãos de quase todos os deputados. Quem assistia a tudo parecia que o senador jamais tocaria em sua própria homenagem. Na ocasião, Omar também recebeu a medalha Ruy Araújo – a honraria mais importante da Casa.

Não mudou nada

A ex-primeira-dama e ex-deputada estadual Nejmi Aziz (PSD) não deu as caras na Aleam para prestigiar a homenagem ao marido. Se deu, estava muito bem escondida ou usando um disfarce daqueles de agente secreto da CIA. Nejmi está ausente dos holofotes e, desde o ano passado, tem evitado aparições em locais com grande concentração de público. Nem na galeria de fotos da homenagem a Omar ela está presente.

Sem destaque

Embora não tenha retornado com mandato para a Aleam, o atual superintendente da Suframa, Bosco Saraiva (Solidariedade), diferente de Nejmi, não deixou de prestigiar o evento, mesmo que seu nome não constasse na lista do cerimonial. Bosco sentou-se na lateral da mesa de autoridades e políticos e passou quase que despercebido pela cerimônia, embora tenha sido citado por Omar, Belão e o próprio governador.

Mantendo distância

O deputado federal Sidney Leite (PSD) evitou contato direto com o governador Wilson Lima durante a sessão em homenagem a Omar. Sidney preferiu até afastar a cadeira, que estava próximo do governador, para poder se sentar. A relação entre os dois não anda muito bem, tanto é que na eleição passada Sidney preferiu apoiar Braga em vez de Wilson.

Ele já foi?

A deputada estadual Débora Menezes (PL) se refugiou em seu gabinete e não deu as caras no plenário da Aleam para evitar qualquer contato ‘olho no olho’ com Omar Aziz, principal rival de seu pai, Coronel Menezes (PL). Talvez seja melhor assim, evitar bancar a penetra na festa alheia.

Leia mais no Portal Amazonas1

Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)
(92) 99169-4681

Adriana Albuquerque (comercial)
(92) 99183-3436

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.
Clique no link https://l1nk.dev/adPJI