Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Wilson espera harmonia com novo presidente da Aleam seja qual for

Wilson Lima explicou que ainda não teve a oportunidade de conversar com o deputado Roberto Cidade sobre essa futura relação

Wilson espera harmonia com novo presidente da Aleam seja qual for

Foto: Márcio Silva - Portal Amazonas1

O governador Wilson Lima (PSC) disse que não terá dificuldade em buscar ter uma relação harmoniosa com o novo presidente eleito da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV). Contudo, Wilson deixou no ar que ainda tem esperança de que outro deputado possa ocupar essa vaga no biênio 2021-2022.

Em declaração concedida para o Portal AM1, na terça-feira (15), o governador explicou que ainda não teve a oportunidade de conversar com o deputado Roberto Cidade sobre a importância de terem um alinhamento no tratamento das Mensagens Governamentais (projetos do governo).

“Eu espero que seja uma relação harmoniosa, uma relação em que a gente possa fazer a construção de propostas que possam ajudar o povo do Estado do Amazonas. Ainda não tive a oportunidade de conversar com ele (Roberto Cidade) para tratar sobre essas questões, porque ele ainda não é o presidente. A gente ainda tem um outro presidente lá. No momento em que isso efetivamente acontecer, ele assumir, nós vamos sentar para conversar ou com quem quer que seja o novo presidente”, declarou Wilson Lima.

Leia mais: Após manobra para ser presidente, Cidade diz que Aleam é independente

Wilson ainda acrescentou que na condição de governador atua para alcançar uma conciliação entre os deputados, algo que vai buscar após o racha que ocorreu na sua base governista na Aleam após a eleição da nova Mesa Diretora.

“Sempre, na condição do governador, o trabalho é encontrar uma conciliação entre os deputados da Aleam, mesmo com alguma medida de deputadas que fazem oposição, para que não haja obstrução de projetos que são extremamente importantes para o governo do Estado. Eu tenho tido muita preocupação em deixar essas questões políticas, de oposição, de lado para poder aprovar o que é importante e eu não tenho nenhum problema em conversar, em dialogar, eu não tenho a menor dificuldade em relação a isso”, disse.

Polêmica eleição na Aleam

A eleição de Roberto Cidade como novo presidente da Aleam e dos demais membros da Mesa Diretora gerou um racha na base do governador Wilson Lima. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovada no último dia 3 deste mês permitindo antecipar essa eleição, algo que pegou de surpresa alguns deputados governistas.

Leia mais: TJ-AM nega medida cautelar que pedia suspensão dos efeitos da ‘PEC Miojo’

No mesmo dia, os deputados que romperam com o governo e os de oposição se uniram e elegeram os novos membros da Mesa Diretora. Pela aprovação apressada da nova PEC, que foi chamada de “PEC Miojo”, alguns deputados entraram com representação na Justiça para que seus efeitos fossem suspensos.

A Justiça acabou negando as ações dando respaldo para a eleição de Roberto Cidade.

Além disto, após alterar a Constituição, os deputados de oposição apresentaram uma nova Emenda que suspende a “PEC Miojo”, mas mantém os seus efeitos como a eleição de Cidade e outros membros da Mesa Diretora da Aleam.

Talvez, a esperança do governador Wilson Lima, é de que a Justiça ainda venha a suspender a eleição de Cidade.

Leia mais: ‘Jabuti’ quer revogar ‘PEC Miojo’ mantendo a eleição da Mesa Diretora da Assembleia