Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Wilson inaugura ‘Água Boa’ para beneficiar 3,4 mil moradores no Careiro

Com investimento de R$ 198,8 mil, o projeto Água Boa de Careiro da Várzea vai atender até mil famílias por dia.

Wilson inaugura ‘Água Boa’ para beneficiar 3,4 mil moradores no Careiro

SISTEMA DE ÁGUA TRATADA (Foto: Alex Pazuello/Secom)

Manaus (AM) – O governador Wilson Lima inaugurou um sistema simplificado de coleta e tratamento de água, o projeto “Água Boa”, na comunidade São Francisco – Vila Gutierrez, município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus).

A obra do Estado, executada pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), tem a parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A capacidade do novo sistema de água é para atender até mil famílias por dia, segundo informou o governador nessa terça-feira (19),

“Nós estamos entregando aqui um microssistema de abastecimento de água, é o nosso ‘Água Boa’. O filtro dura entre 10 e 15 anos. A prefeitura pode fazer a manutenção, a própria comunidade pode também fazer essa manutenção”, afirmou o governador Wilson Lima.

Água tratada

Com investimento de R$ 198,8 mil, o ”Água Boa”, de Careiro da Várzea, é o único sistema que possui água tratada na comunidade e está instalado na Escola Municipal Balbina Mestrinho para beneficiar mais de 3.400 moradores. O sistema é composto por duas caixas d’água de 5 mil litros e um filtro.

“Essa é uma parceria do Governo do Estado, através da Cosama e da Sedurb, com a Unicef. Aqui serão atendidas aproximadamente mil e quinhentas crianças nessa escola. Nós estamos trabalhando principalmente para levar água melhor para as pessoas, tratando e cuidando das crianças”, disse o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle.

Projeto já contempla 13 municípios

Atualmente, o projeto está presente em 13 municípios, atendendo 30 comunidades ribeirinhas com 36 sistemas instalados. São atendidas as cidades de Anamã, Atalaia do Norte; Benjamin Constant; Carauari, Careiro da Várzea; Codajás,; Manaus; Maraã; Nhamundá; Nova Olinda do Norte; Parintins; São Paulo de Olivença e Tapauá.

Por meio do projeto, a água é captada dos rios, lagos ou de poços, de forma superficial e subterrânea, com o propósito de levar água tratada e de qualidade às populações dessas comunidades.

Este ano, o Governo do Amazonas, por meio da Cosama, iniciou a segunda etapa de implementação do projeto Água Boa, que deverá atender mais nove municípios com 25 sistemas simplificados de água, com a meta de beneficiar mais 15 mil famílias ribeirinhas com água potável.

(*) Com informações da assessoria 

LEIA MAIS: