Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cidades

Wilson Lima anuncia ajustes em decreto e libera o funcionamento do comércio por delivery

A partir da próxima segunda-feira (8), será publicado um novo decreto para todo o Amazonas, com validade de 7 dias

Wilson Lima anuncia ajustes em decreto e libera o funcionamento do comércio por delivery

(Foto: Reprodução/ Facebook)

O governador Wilson Lima (PSC) anunciou, na tarde desta sexta-feira (5), ajustes no decreto que limita as atividades comercias e a circulação de pessoas no Amazonas.

A partir da próxima segunda-feira (8), será publicado um novo decreto com validade de 7 dias. A determinação mantém o fechamento do comércio e restringe a circulação de pessoas das 19h às 6h.

As outras medidas são: o funcionamento do comércio com vendas por delivery das 8h às 17h; o serviço de assistência técnica a domicílio de eletrodomésticos e eletrônicos também será permitido das 8h às 17h; o serviço de controle de pragas também poderá funcionar das 8h às 17h.

Leia também: Rodoviários estão proibidos de paralisar ônibus em Manaus, decide Justiça

O governador também anunciou ajustes no horário de funcionamento da Indústria, que volta a funcionar por 24h, com ajustes de turnos para não haver deslocamento em horário proibido. Além disso, bares e restaurantes poderão funcionar das 6h às 22h com serviço de delivery e drive-thru, e as lojas de conveniência poderão abrir até as 18h, sem consumo no local.

A coleta e entrega de cargas para a indústria será permitida das 6h às 18h. No setor da construção civil, serão liberadas as obras na área da saúde, insdústria e infraestrura; obras emergenciaias de reparo em infraestrutura básica e de segurança predial ou viária e obras de canteiros de construções multifamiliares, com transporte concedido pelo empregador.

Wilson Lima enfatizou que mesmo com os ajustes, a população deve manter todos os cuidados, visto que o Amazonas ainda está na fase roxa da pandemia. Ele afirmou, ainda, que o decreto poderá ser suspendido caso haja uma alteração negativa no quadro epidemiológico.

“Há possibilidade de durante a semana – se a gente não continuar a estabilização dos casos – do governo do Estado rever essas medidas que nós estamos tomando. Isso vqai depender muito do comportament dos números e é importante que toma mundo tenha a consciência de que precisa assumir a sua responsabilidade”, disse.