Manaus, 2 de junho de 2024
×
Manaus, 2 de junho de 2024

Cidades

Wilson Lima redobra atenção contra a Ômicron: ‘ainda há uma preocupação muito grande’

As novas medidas anunciadas pelo governador já começam a vigorar a partir desta semana; aumento de casos é monitorado

Wilson Lima redobra atenção contra a Ômicron: ‘ainda há uma preocupação muito grande’

Foto: Diego Peres / Secom

MANAUS, AM – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) anunciou, na manhã desta terça-feira (11), durante visita ao Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte de Manaus, novas medidas para minimizar os danos contra a Ômicron.

Ainda segundo Wilson Lima, o estado tem mais de meio milhão de pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose do imunizante. Na capital, 100 mil ainda não tomaram nem a primeira dose.

“Ainda há uma preocupação muito grande, no sentido de fazer com que todo mundo se vacine. Aqui na capital, a gente ainda tem mais de 100 mil pessoas que não tomaram, sequer, a primeira dose. No estado do Amazonas, eu tenho meio milhão de pessoas que não tomaram a segunda dose, por isso, a gente está intensificando esse trabalho de vacinação, a arma mais poderosa no combate à covid-19”, disse.

A Carreta Vacina Amazonas, desde que retomou os atendimentos no dia 5 de janeiro, já aplicou mais de 5,2 mil doses de imunizantes, tendo registrado uma intensa procura no último sábado, quando foram aplicadas 1.573 doses. Podem procurar a unidade móvel as pessoas que precisam tomar a primeira e segunda doses, além das doses de reforço.

Leia mais: Secretário de Saúde do Amazonas confirma 22 casos da variante Ômicron

Para o secretário estadual de Saúde, Dr. Anoar Samad, a sociedade também precisa manter as medidas preventivas sanitárias, haja vista que será inevitável a proliferação da Ômicron. Ele pediu que se evitem eventos clandestinos, aglomerações, de um modo geral, além de continuar com o uso de máscaras e álcool em gel.

“Há cerca de trinta dias eu disse que a gente poderia retardar a chegada da Ômicron aqui, mas jamais impedir. Essa transmissão comunitária também, com um vírus que tem uma alta taxa de transmissibilidade, não tenho dúvidas. Ainda não temos dados comprovados, mas nos próximos dias, vai se confirmar a transmissão comunitária. Não tem como a gente evitar, a gente pode retardar. É muito mais fácil controlar cem ou duzentas pessoas do que controlar 3 mil pessoas.”, afirmou o secretário, falando do aumento de casos em todo o Amazonas.

Wilson Lima também destacou que os municípios já contam com estrutura para atender a população, com a instalação de 39 usinas de oxigênio em municípios do Amazonas, onze Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Parintins, além da montagem de mais 4 em outras cidades, afirmando que o Estado está preparado para avançar no combate e impedir uma nova onda mais forte da infecção.

Confira mais detalhes na nossa transmissão pelo Facebook

Wilson Lima

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter