Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cenário

Wilson mostra poder ao reunir filiados do UB com mandatos

Parlamentares eleitos pelo UB no Amazonas estiveram com o governador Wilson Lima, nesta sexta, data em que era esperado que o mandatário fosse eleito presidente do partido no Estado.

Wilson mostra poder ao reunir filiados do UB com mandatos

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Manaus (AM) – Após a Justiça do Distrito Federal aceitar o mandado de segurança de políticos do União Brasil (UB), fora do Amazonas, para que não acontecesse a eleição que iria eleger Wilson Lima como presidente do Diretório Estadual, o governador conseguiu mostrar a sua força ao reunir parlamentares com mandato na tarde dessa sexta-feira (18).

Lima é o nome favorito ao posto, e, na véspera do evento, todos os deputados estaduais e federais do União Brasil pelo Amazonas, além de vereadores e prefeitos, demonstraram seu apoio ao Chefe do Executivo estadual. Uma carta aberta chegou a ser assinada pelos principais nomes do partido e publicada nas redes sociais.

Na tarde dessa sexta (18), o governador reuniu a base aliada e publicou uma foto em suas redes sociais, com todos os seus apoiadores. Na ocasião, aproveitou para dizer e que “essa união é fundamental”.

“A UNIÃO QUE O AMAZONAS PRECISA! Hoje, reuni com lideranças de todo o estado. Essa união é fundamental para transformar a vida dos amazonenses, especialmente daqueles que mais precisam”, escreveu.

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, marcou presença e posou ao lado do governador. Além dele, alguns parlamentares fizeram questão de reforçar o apoio na internet.

O deputado estadual Dr. Jorge Lins destacou que o Amazonas precisa de pessoas que busquem o bem-estar do povo, como Wilson Lima. Já o deputado Mário Cesar Filho disse que o partido só tem a crescer com Lima. Diego Afonso e Adjuto Afonso afirmaram: “estamos juntos governador”.

(Fotos: Reprodução/redes sociais)

Mesmo sem aparecer muito, ultimamente, o deputado federal Fausto Jr. firmou mais ainda a aliança com Wilson. Saullo Viana também não perdeu a chance de surfar na onda de popularidade de Wilson Lima e estendeu a mão para apoiá-lo.

Outra parlamentar que, mesmo com a imagem desgastada, manchada por polêmicas, não soltou a mão de Wilson, é Joana Darc. Ela marcou presença na reunião para defender e apoiar o chefe do Executivo Estadual: “Alinhamento político para somar forças em prol do Amazonas”, escreveu em um post na ferramenta story, do Instagram.

 

Se não fosse a decisão, Wilson seria presidente do UB

A eleição que tornaria Wilson líder do partido no estado estava  prevista para acontecer na manhã dessa sexta, no hotel Intercity, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, porém, foi impedida pela Justiça de Brasília.

A decisão, no entanto, não foi forte o suficiente para quebrar as alianças políticas já estabelecidas no Amazonas entre os aliados do governador.

Em maio deste ano, houve a anulação da convenção que havia reconduzido o ex-deputado federal Pauderney Avelino ao comando do União Brasil no Amazonas. Desde então, a sigla está sem presidente oficial no estado.

Mandado de segurança

O mandado de segurança pedido por políticos aliados do ex-presidente do União Brasil, Pauderney Avelino, foi aceito pela 23ª Vara Cível de Brasília na quinta-feira (17).

No documento, políticos filiados ao antigo Democratas afirmam que o presidente nacional do UB, Luciano Bivar, havia agido de forma “unipessoal e sem competência para tanto” quando convocou a convenção, além de dizer que Bivar teria tomado uma ação que não deveria.