Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Coluna AM1

Wilson rompe com David e abençoa Roberto Cidade como futuro prefeito de Manaus

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta terça-feira (26) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Wilson rompe com David e abençoa Roberto Cidade como futuro prefeito de Manaus

Bênçãos

Roberto Cidade correu atrás e conseguiu as bênçãos do governador Wilson Lima (UB) na disputa pela Prefeitura de Manaus. O chefe do Executivo estadual se colocou à disposição de Roberto Cidade para atuar como um soldado na linha de frente da guerra que será a disputa pela cadeira de prefeito da capital amazonense – hoje ocupada pelo prefeito David Almeida (Avante).

Mega apoio

Agora oficialmente pré-candidato a prefeito da capital amazonense, pelo União Brasil, o deputado estadual Roberto Cidade converge a seu favor a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), onde é o presidente da Casa; a Câmara Municipal de Manaus (CMM), com o apoio do vereador e presidente da Casa, Caio André (Podemos), e outros 18 vereadores; e o Governo do Amazonas, com o apoio de Wilson Lima, presidente do União Brasil.

Pré-candidatos

Até o momento, quatro partidos já oficializaram seus pré-candidatos com eventos para apoiadores, público e a imprensa. São eles: Cidadania (Amom Mandel), Mobiliza33 (Wilker Barreto), Partido Liberal (Capitão Alberto Neto) e União Brasil (Roberto Cidade). Outros dois partidos, o PDT e o NOVO, indicaram as pré-candidaturas de Israel Tuyuka e Maria do Carmo Seffair, respectivamente. No entanto, o anúncio foi apenas pelas redes sociais, sem reunir público, apoiadores e a imprensa.

Reeleição?

David Almeida (Avante) vai ser candidato à reeleição? Tudo indica que sim, e os sinais dele são claros. Na semana passada, o prefeito apareceu em um vídeo, com seus aliados, informando que nenhum parente iria disputar a eleição, pois todos focariam em sua campanha pela reeleição. Inclusive, o prefeito antecipou que a irmã e secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, irá se desincompatibilizar do cargo para coordenar a sua campanha eleitoral. Apesar dos sinais, o público ainda aguarda o prefeito falar com todas as letras: “sou pré-candidato à reeleição”.

Fim da amizade?

Não é de hoje que o Portal AM1 acompanhava os encontros e desencontros entre o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Nessa segunda-feira (25), o racha entre eles ganhou ainda mais força após o chefe do Executivo estadual lançar o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) como pré-candidato a prefeito da capital amazonense. Esse movimento de Wilson anula qualquer chance de David ter um vice indicado pelo governador, como havia sido acordado na campanha de Lima ao Governo do Amazonas em 2022, quando o prefeito indicou Tadeu de Souza (Avante) para vice na chapa que saiu vitoriosa da eleição majoritária, e em troca Wilson indicaria o vice de David nas Eleições de 2024.

Vantagem

O pré-candidato do União Brasil a prefeito de Manaus, Roberto Cidade, já conta com ao menos sete partidos em seu arco de alianças: PP, Republicanos, Podemos, PSB, Solidariedade, PRD, PMB e PRTB. Juntas, as siglas totalizam o tempo proporcional de 15 minutos e 20 segundos na propaganda eleitoral diária. O tempo estimado para Cidade é mais que o dobro do tempo que o prefeito David Almeida tem ao reunir Avante, MDB e PSD, com 7 minutos e 33 segundos. O segundo maior tempo é o do pré-candidato Capitão Alberto Neto (PL), com 7 minutos e 34 segundos. O estudo preliminar foi divulgado pela Perspectiva Mercado e Opinião, nesta terça-feira (26).

Tempo de TV

Caso a federação PT, PV e PCdoB não lance pré-candidato para a disputa, David tem chances de conseguir o apoio da sigla e, com isso, somar o tempo de propaganda no Rádio e na TV com mais 6 minutos e 15 segundos. Assim, o prefeito conquistaria o tempo de 13 minutos e 48 segundos. Mas, ainda assim, ficaria abaixo do tempo alcançado pelo rival Roberto Cidade (UB), que detém aproximadamente 15 minutos e 20 segundos.

De saída

Conforme antecipado por esta coluna, Coronel Menezes anunciou, nesta terça-feira (26), a saída do Partido Liberal (PL). Filiado à sigla desde março de 2022, Menezes permaneceu na casa nova por um ano. Nesse período, enfrentou divergências com a direção do partido, foi expulso dos quadros de filiados da sigla após xingar Capitão Alberto Neto. O compadre de Bolsonaro conseguiu, na Justiça, uma liminar, em janeiro deste ano, para continuar na sigla. Contudo, a falta de proximidade com o presidente estadual da sigla, Alfredo Nascimento, e a falta de apoio a sua candidatura a prefeito desagradaram o ex-superintende da Suframa. Ao comunicar a saída do PL, Menezes afirmou: “a direita foi sabotada por Alfredo Nascimento”.

Sem inimigo

O senador Omar Aziz (PSD) disse, nesta terça-feira (26), que não concorda com o que fizeram com Coronel Menezes no Partido Liberal. É de se estranhar o posicionamento do senador ao se referir ao seu principal rival nas eleições de 2022, que por pouco não lhe tirou a reeleição. Vale destacar que Menezes e Omar trocaram farpas inúmeras vezes nas redes sociais e em debates políticos. Contudo, Omar disse que o amigo de Bolsonaro é seu adversário, mas não inimigo. “Ele teve uma votação bonita e tinha que ser respeitado. Um adversário tem que respeitar o outro”, declarou o senador. O que será que o Omar Aziz quer com esse discurso de paz e amor? Não duvido muito o PSD querer recrutar Menezes. Afinal, na política, tudo é possível.

Vai ter CPI

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), disse, a esta coluna, nesta terça-feira (26), que deve assinar o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possível caso de propina a um portal de notícias dentro da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). Atualmente, o documento possui 13 assinaturas e são necessárias 14 para que o pedido seja apresentado em plenário.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI