Manaus, 21 de fevereiro de 2024
×
Manaus, 21 de fevereiro de 2024

Cidades

Wilson troca lâmpadas antigas por LED e deixa Envira mais iluminada

De acordo com o secretário Marcellus Campêlo, o LED é a tecnologia mais sustentável para a iluminação pública.

Wilson troca lâmpadas antigas por LED e deixa Envira mais iluminada

Envira mais iluminada (Foto: Divulgação/UGPE)

Envira (AM) – O município de Envira (a 1.208 quilômetros de Manaus) recebeu mais de mil pontos de iluminação pública, concluindo assim, 100% a meta do programa de governo de Wilson Lima (UB) “Ilumina + Amazonas”.

O projeto foi executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) que já implantou mais de 60 mil pontos de iluminação no estado. As luminárias antigas (lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas) foram substituídas por LED, conforme detalhou a UGPE.

O programa Ilumina+ Amazonas já alcançou 33 municípios do interior e 43 comunidades rurais e indígenas com iluminação pública de LED.

De acordo com o secretário Marcellus Campêlo, o LED é a tecnologia mais sustentável para a iluminação pública. Estima-se uma economia de energia de até 60%. “A luminária de LED dura até dez vezes mais que as lâmpadas convencionais, produz mais luz por wats consumido, reduz custos e emissão de carbono e não emite raios ultravioletas, gerando menos impacto ao meio ambiente”, observa Campêlo.

Além disso, continua, ao permitir maior luminosidade nas vias públicas, o LED proporciona mais qualidade de vida e segurança à população.

Para chegar até Envira, o material e equipamentos percorreram quase 2 mil quilômetros de distância, num percurso de 14 dias pelo rio e por estrada, entre Manaus e o município. Da capital do Amazonas, o material foi de barco até Porto Velho/RO, seguindo por rodovia até o município de Feijó e, novamente, de barco até Envira.

O prefeito do município, Ruan Mattos, exaltou todo o esforço do Governo do Amazonas em fazer o LED chegar à Envira, para que os trabalhos fossem realizados de forma célere.

“Quero agradecer ao governador Wilson Lima e ao secretário Marcellus Campêlo e equipe, e destacar a importância desse projeto para a nossa cidade. O Governo do Amazonas, com o apoio da representação do município em Manaus, realizou uma força-tarefa e uma ousada logística para o material poder chegar até Envira”, frisou.

LEIA MAIS:

Moradores de Envira recebem oficinas de beneficiamento do pescado

Alvo de investigação no MP, Ruan Mattos lidera intenções de voto em Envira

Obras em escolas de Envira serão investigadas por possível superfaturamento