Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Alvo de investigação no MP, Ruan Mattos lidera intenções de voto em Envira

Segundo a pesquisa Perspectiva Mercado e Opinião, divulgada em julho, Ruan Mattos desbanca os adversários com 39% de intenções de voto.

Alvo de investigação no MP, Ruan Mattos lidera intenções de voto em Envira

( Foto Reprodução / Redes Sociais / Instagran)

Envira (AM) – O atual prefeito de Envira, a 1,282 quilômetros de Manaus, Ruan Mattos, do Partido Liberal (PL), que foi eleito no último pleito com 40, 48% de votos, tenta emplacar um segundo mandato para os próximos anos, mesmo sendo alvo de investigação no Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por nepotismo. O prefeito lidera as porcentagens de intenção de voto no município com 39%.

Segundo a pesquisa Perspectiva Mercado e Opinião, divulgada em  26 de julho, Ruan aparece como o favorito nas intenções de votos. Já entre os chefes do Executivo, o prefeito aparece em terceiro lugar nos percentuais de aprovação, com 55,5% de aprovação. Em segundo lugar, aparece o governador do estado, Wilson Lima (UB), com 58% de aprovação e, em primeiro lugar, com 60,8%, aparece o presidente Lula (PT).

 

Aprovação

 

 

 

Estimulada

Na categoria espontânea, Mattos aparece com 33,4% das intenções de votos. Já na estimulada, o atual prefeito sobe para 39% nas intenções de votos, seguido da candidata Altina, que aparece com 17,16% das intenções.

 

Rejeição

Apesar de liderar as porcentagens das intenções de voto, Ruan Mattos aparece tecnicamente empatado com Altina, 17,1% e 17,9%, respectivamente. O terceiro lugar ficou com Wanderley Gomes, com 14,6%.

 

A margem de erro da pesquisa é de 6,9% para mais ou para menos. No total, foram entrevistados 200 eleitores de Envira.

Nepotismo

A denúncia de nepotismo no Ministério Público do Amazonas acusa o prefeito de nomear parentes para cargos da Prefeitura de Envira, o que configura improbidade administrativa.

Procurado pelo Portal AM1, para falar do assunto, a assessoria jurídica do prefeito disse que os familiares foram exonerados e que as nomeações não configuram nepotismo.

 

LEIA MAIS: