Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cenário

Zé Ricardo decide que será candidato a vereador de Manaus

Na segunda-feira (1º), Zé Ricardo pediu desligamento do cargo de coordenador-geral do MDA/AM, para concorrer ao pleito deste ano.

Zé Ricardo decide que será candidato a vereador de Manaus

(Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

Manaus (AM) – O ex-deputado federal José Ricardo (PT) disse, nesta terça-feira (2), que vai concorrer a uma vaga de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A decisão se deu após o anúncio de que uma articulação nacional entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Helena Hoffmann. Eles resolveram convidar o ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados e também ex-deputado federal, Marcelo Ramos, para se filiar ao partido.

O pedido ocorre às vésperas do fim da janela partidária, que se encerra nesta sexta-feira (5), e as bases eleitorais articulam alianças, como a filiação de Marcelo Ramos, que pode ser um nome forte para concorrer ao cargo de prefeito da capital amazonense.

Na segunda-feira (1º), Zé Ricardo pediu desligamento do cargo de coordenador-geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/AM), que ocupava desde maio de 2023, em cumprimento à legislação eleitoral, que exige o desligamento de políticos em cargos comissionados, chefias, seis meses antes do pleito.

A saída de José Ricardo foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no mesmo dia, pois o ex-deputado já havia sinalizado que concorreria nas eleições deste ano, mas ainda aguardava a decisão do partido para definir qual cargo irá concorrer.

O partido de esquerda no Amazonas tem pelo menos cinco nomes como possíveis pré-candidatos: Anne Moura, Zé Ricardo, Sassá, Sinésio e Valdemir Santana. Esses são os nomes que brigam pela vaga de pré-candidatura à Prefeitura de Manaus.

Porém, além de não haver um consenso entre eles, a decisão parte sempre da Executiva Nacional, que busca fortalecer a Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil), que integra o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV) em todo o país, mas principalmente na Região Norte.

 

 

E embora Marcelo Ramos tenha confirmado a filiação ao PT, não admitiu que vai concorrer à prefeitura, antes, porém, disse que a candidatura vai ser construída em comum consenso com todos os filiados.

Nos bastidores, a secretária nacional do PT Mulher Amazonas, Anne Moura, disse que não vai retirar a pré-candidatura, ainda. Já o deputado estadual e presidente da sigla no Amazonas, Sinésio Campos, afirmou ser um “político partidário” e “vai acatar” toda e qualquer decisão da Executiva Nacional.

 

LEIA MAIS: