Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Cenário

Zé Ricardo não desiste do sonho de ser prefeito, mas se contenta em ser vereador

Ao Portal AM1, o petista demonstra sentir saudades da CMM, revela que vai disputar as eleições e diz que ainda sonha em ser prefeito.

Zé Ricardo não desiste do sonho de ser prefeito, mas se contenta em ser vereador

Zé Ricardo (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Manaus (AM) – O ex-deputado federal Zé Ricardo (PT) afirmou ao Portal AM1, nessa quinta-feira (28), que não desistiu de ser prefeito de Manaus e vai tentar disputar a cobiçada cadeira de David Almeida (Avante) em 2024.

Mas segundo o político, se o sonho de se tornar o chefe do Executivo municipal for impedido — pois o Partido dos Trabalhadores (PT-AM) ainda não decidiu qual nome será indicado ao pleito — ele vai concorrer para ocupar uma das cadeiras da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Nessa quarta-feira (27), por exemplo, Zé Ricardo fez uma publicação em suas redes sociais e disse que sente “saudade” da época em que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) fiscalizava o Executivo municipal.

Além disso, o economista ressaltou, no post, que é obrigação dos parlamentares fiscalizar o governo estadual, porém não o fazem. O ex-deputado prossegue e afirma que “um amigo” disse, em forma de brincadeira, que “hoje está tudo dominado” e questiona: “Será?”.

(Foto: Reprodução/Redes sociais – @zericardoam)

Procurado pelo Portal AM1 e questionado se seria candidato a prefeito ou a vereador, Zé Ricardo não descartou nenhuma das possibilidades. Ele ainda ressalta, em sua publicação, que a fiscalização ao Poder Público em Manaus é escassa, pois no Parlamento municipal, preenchido por 41 vereadores, poucos cumprem realmente com suas obrigações.

“Eu vejo que, em Manaus, nós temos 41 vereadores na Câmara e um ou outro é quem realmente exerce aquilo que é obrigação de um parlamentar, que além de legislar, é fiscalizar o Executivo. Nós temos inúmeros problemas na cidade, um descaso muito grande, mas não tem vozes para cobrar. É muito reduzido”, afirma.

Quanto ao Estado, Zé Ricardo diz ainda que não sabe quem é a oposição, pois dos 24 deputados que compõem a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), “parece que há apenas um” que cobra.

O ex-parlamentar, que também já foi vereador, reforça que o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) também deve ser fiscalizado, uma vez que está inerte em relação à atuação do governo estadual sobre a crise na saúde pública e outros problemas que não estão sendo resolvidos pela gestão.

“Deputado e vereador são pagos para fiscalizar e quem não fiscaliza não está exercendo a sua função”, conclui.

Ativo

Enquanto não exerce nenhum cargo público, Zé Ricardo permanece ativo nas redes sociais, onde buscar mostrar trabalho para a população, e também uma estratégia de não ser esquecido, como acontece com políticos que só aparecem em período eleitoral.

O político tem se movimentado por meio das redes sociais fiscalizando a aplicação do dinheiro público, resultado de algumas de suas emendas parlamentares, como uma visita à Fundação Cecon na quarta-feira (27).

“Conversando com @drgersonmourao , médico e diretor da fundação, reafirmei minha luta na defesa do SUS e fortalecimento do atendimento público. Nossa luta pela saúde de qualidade vai continuar!”, escreveu o ex-deputado.

Outro ponto que foi criticado pelo ex-vereador é a questão do não pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aos professores tanto pelo poder municipal quanto pelo estadual.

Inclusive, Zé Ricardo compartilhou uma lei, de sua autoria, aprovada em 2019, que “determina que as secretarias responsáveis pela política de educação do Sistema Estadual de Educação deverão manter sítio eletrônico, denominado “FUNDEB Transparente”, no qual serão disponibilizadas as informações detalhadas relativas à execução orçamentária e financeira dos recursos do FUNDEB, para fins de transparência e controle social”.

LEIA MAIS: