Manaus, 25 de maio de 2024
×
Manaus, 25 de maio de 2024

Cenário

24 dos 41 vereadores da CMM mudam de partido para concorrer à reeleição em 2024

Bancadas da Câmara Municipal de Manaus têm nova configuração após o fim da janela partidária.

24 dos 41 vereadores da CMM mudam de partido para concorrer à reeleição em 2024

(Foto: Mauro Pereira/Dicom-CMM)

Manaus (AM) – Com o término da janela partidária – prazo de 30 dias estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que os vereadores realizassem trocas de partido sem risco de perda do mandato – as bancadas da Câmara Municipal de Manaus (CMM) apresentam nova configuração.

Durante o período, que conforme a Resolução TSE n° 23.738/2024, foi aberto no dia 7 de março e encerrou na sexta-feira (05/04), 24 vereadores que devem concorrer à reeleição, em outubro deste ano, se desfiliaram das siglas anteriores e optaram por novas legendas.

Entre eles está o presidente da Casa, vereador Caio André, que na quinta-feira (04/04), deixou o Podemos e se filiou ao União Brasil. A bancada passa com quatro vereadores, tendo, além de Caio André, Diego Afonso, Professora Jacqueline e Everton Assis.

No Podemos, permanece Allan Campelo e agora Yomara Lins, que deixou o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Os vereadores Roberto Sabino e Daniel Vasconcelos também saíram do partido e optaram pelo Republicanos, onde permanecem – Márcio Tavares e João Carlos.

O Partido Liberal (PL) também teve a adesão de novos parlamentares. Capitão Carpê deixou o Republicanos, enquanto Raiff Matos saiu do Democracia Cristã (DC), e Marcel Alexandre deixou o Avante, todos para o PL.

A sigla deixou de contar com Glória Carratte, que optou pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), assim como Elissandro Bessa, que deixou o Solidariedade. Ambos se juntam a Marcelo Serafim, que já estava no PSB.

No DC permaneceu o vereador Elan Alencar, além de Wallace Oliveira, que entrou no partido depois de um período sem definição partidária.

O vereador Lissandro Breval deixou o Avante; enquanto Rodrigo Guedes saiu do Podemos, ambos para o Partido Progressistas (PP).

Com a saída de Breval, o Avante segue contando com outros cinco parlamentares: David Reis, Gilmar Nascimento e Eduardo Assis; além de Eduardo Alfaia, que saiu do Partido da Mobilização Nacional (PMN); e Joelson Silva, que estava sem partido.

A vereadora Thaysa Lippy trocou o Progressistas pelo Partido da Renovação Democrática (PRD), que anteriormente não tinha representante na CMM, a exemplo do Partido Social Democrático (PSD), agora representado por Fransuá Matos e Jander Lobato.

O Agir passou a contar com os vereadores Dione Carvalho e Rosinaldo Bual, que deixaram o PMN. Além destes, Alonso Oliveira, ex-Avante; e Professor Samuel, que era do PL, também integram, agora, o Agir.

O Partido Verde (PV) não tem mais Fransuá como representante, mas conta com Jaildo Oliveira como novo filiado, antes no PCdoB.

No Movimento Democrático Brasileiro (MDB), além de Luís Mitoso, agora estão Kennedy Marques, que deixou o PMN; Raulzinho, que antes pertencia ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB); e o ex-DC Isaac Tayah, vereador recém-empossado na CMM, assumindo a vaga de Antônio Peixoto, que teve o mandato cassado após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

Por fim, se mantiveram em seus partidos os vereadores Rosivaldo Cordovil (PSDB), Sassá da Construção Civil (PT), Ivo Neto (PMB) e William Alemão (Cidadania).

Partidos e vereadores da 18ª Legislatura – 2024:

UNIÃO BRASIL

Caio André
Professora Jacqueline
Diego Afonso
Everton Assis

AVANTE

David Reis
Gilmar Nascimento
Eduardo Assis
Eduardo Alfaia
Joelson Silva

PL

Capitão Carpê
Raiff Matos
Marcel Alexandre

REPUBLICANOS

Márcio Tavares
João Carlos
Roberto Sabino
Daniel Vasconcelos

PROGRESSISTAS
Lissandro Breval
Rodrigo Guedes

MDB

Luis Mitoso
Kennedy Marques
Raulzinho
Isaac Tayah

AGIR

Dione Carvalho
Rosinaldo Bual
Alonso Oliveira
Professor Samuel

PSB

Marcelo Serafim
Glória Carratte
Elissandro Bessa

DEMOCRACIA CRISTÃ

Elan Alencar
Wallace Oliveira

PODEMOS
Allan Campelo
Yomara Lins

PSDB

Rosivaldo Cordovil

PT

Sassá da Construção Civil

PSD

Fransuá Matos
Jander Lobato

PMB

Ivo Neto

CIDADANIA

William Alemão

PARTIDO VERDE

Jaildo Oliveira

PRD

Thaysa Lippy

 

(*) Com informações da assessoria 

 

LEIA MAIS: