Manaus, 30 de abril de 2024
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Manaus, 30 de abril de 2024

Cidades

Aplicativo tem mais de 23 mil solicitações de iluminação pública

A ferramenta, lançada em novembro do ano passado e foi desenvolvida como novo canal para o cidadão manauara solicitar estes serviços

Aplicativo tem mais de 23 mil solicitações de iluminação pública

(Foto: Semcom)

Um ano após o lançamento, o aplicativo “Manaus+Luz” recebeu mais de 23 mil solicitações de serviços de manutenção da iluminação pública da cidade de Manaus. A ferramenta, lançada em novembro do ano passado, foi desenvolvida como novo canal para o cidadão manauara solicitar serviços de iluminação pública, sendo gratuito para smartphones e tablets, disponível nas plataformas Android e iOS.

“O aplicativo acabou se tornando um dos principais canais de solicitação e vem apresentando um resultado rápido, atendendo a determinação do prefeito Arthur Neto, para que a população pudesse ter mais um meio para solicitar serviços de manutenção da iluminação pública de Manaus. Reiteramos que o Manaus+Luz tem objetivo de atender demandas exclusivas de manutenção da iluminação pública da cidade”, acrescenta a secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves.

O aplicativo faz parte das ações do programa Cidades Inteligentes e foi resultado de uma parceria entre a concessionária Manausluz e a Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia Elétrica (UGPM Energia), estrutura vinculada à Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe).

Maria Josepha informou que as solicitações de manutenção, por meio do app, continuam sendo atendidas em até 48 horas para resolução da solicitação. Em alguns casos, segundo ela, o tempo da resposta é maior quando a demanda requer intervenção técnica por parte da concessionária.

Solicitações

O cidadão pode registrar três tipos de problemas detectados no sistema de iluminação pública da cidade: lâmpada apagada; lâmpada acesa durante o dia; e lâmpada oscilando, indicando o endereço e os pontos de referências com o auxílio do mapa disponível no aplicativo.

O histórico com todos os protocolos abertos por cada usuário fica registrado no sistema, podendo ser acompanhado ao acessar o aplicativo. Para entrar com o pedido, o cidadão deve fazer o cadastro inicial, fornecendo dados como nome, número do CPF e o e-mail. Cada solicitação tem um prazo de 48 horas para ser executado.

Embora ainda tenha disponível o aplicativo, o serviço de atendimento à população pelo 0800 201 0001 continua em pleno funcionamento 24 horas, para tratar sobre iluminação pública.

Atualmente, Manaus possui mais de 127 mil pontos de iluminação pública, dos quais 58 mil são luminárias de LED instaladas, representando em torno de 46% da rede de iluminação pública da cidade.

(*) Com informações da assessoria