Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Coluna AM1

Convenção bate à porta do PSDB e Plínio ainda não tem o vice de Amom Mandel

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta terça-feira (29) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Convenção bate à porta do PSDB e Plínio ainda não tem o vice de Amom Mandel

Quem será?

A convenção que oficializará Amom Mandel como candidato a prefeito de Manaus ocorrerá nesta terça-feira (30), mas Plínio ainda não bateu o martelo para a escolha do vice.

Incertezas

Desde abril, o senador, que é presidente estadual do PSDB, ficou de indicar três nomes para disputar a vaga de vice. Nas vésperas da convenção, a escolha ainda é incerta.

Ninguém quer?

Há três suposições: a primeira delas é que Plínio ainda tem dúvidas sobre quem escolher. A segunda é a de que suas indicações enfrentam a rejeição do jovem Amom. A terceira é a dificuldade em encontrar alguém que tope ser vice na chapa de Amom.

Rejeição?

Nos bastidores da política amazonense, há rumores de que nem todos na federação PSDB e Cidadania vão com a cara do jovem Amom, ou melhor, concordam com seu “modus operandi”.

Histórico

A vantagem de ser vice na chapa de Amom é que, daqui a dois anos, a pessoa pode assumir o cargo majoritário, tendo em vista que o ex-vereador e hoje deputado federal insiste em construir uma fama de “abandonar” mandatos. Já abriu mão do mandato de vereador e, agora, já luta para fazer o mesmo com o mandato de deputado federal.

Fortalecimento

O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (29), reajuste salarial para servidores, docentes e administrativos. A notícia contempla servidores da Sepror, Idam e Adaf, com reajuste total de 7,87%, sendo 4,18% relativo ao ano de 2023 e 3,69% da data-base de 2024. Além disso, os 1.432 docentes e administrativos da UEA vão receber 14,1% de reajuste referente às datas-base de 2019, 2020 e 2021.

Data-base

Antes tarde do que nunca, o governador anunciou que pagará, a partir de setembro, o reajuste salarial de 4,65% aos servidores das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros. Segundo o chefe do Executivo estadual, o retroativo será pago nos meses de outubro, novembro e dezembro. O anúncio, nesta segunda-feira (29), ocorreu durante reunião com representantes da Segurança Pública. Agora, a pressão é para a convocação de 2,3 mil soldados aprovados no último concurso da PM-AM.

De ‘graça’

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (UB), deixou para última hora, ou melhor, para as vésperas da eleição, a realização do concurso da Casa legislativa. A mais recente movimentação nos trâmites do processo apontam que Caio escolheu uma banca com histórico de irregularidades no concurso da Seduc em 2018. Curioso é que a banca examinadora foi contratada de “graça”, ou seja, sem ônus para a CMM. Agora, me digam, quem é que trabalha de graça em pleno o século XXI? Se investigar um pouquinho, a gente encontra coelho nesse mato.

Mais uma mesada ‘gorda’

O ex-deputado estadual Belarmino Lins, o “Belão”, vai lançar a candidatura a prefeito de Fonte Boa no dia 2 de agosto. Para quem pensava que o homem queria descansar após ceder a vaga na Aleam para o filho, enganou-se. Pelo visto, “Belão” realmente não quer dar despesas para o INSS e prefere colocar a conta no bolso do povo amazonense com mais um cargo público. Aí gosta de trabalhar, ou melhor, ganhar dinheiro público. Será que o povo de Fonte Boa garantirá mais essa mesada para o ex-deputado?

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI