Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cidades

Nova gestão de David Almeida quer tirar Manaus da lista das menos arborizadas do país

Situada no meio da floresta amazônica, Manaus foi considerada a segunda capital do país menos arborizada em 2024.

manaus-recebera-novas-acoes-de

(Foto: Maiara Ribeiro/Portal AM1)

Manaus (AM) – A cidade de Manaus receberá novas ações de arborização neste ano. A Prefeitura de Manaus apresentará, nesta segunda-feira (13), o planejamento das atividades que integram o Programa Municipal de Arborização e Conservação Florestal Manaus Verde.

Os detalhes serão divulgados pelo prefeito interino Renato Junior (Avante) durante uma coletiva de imprensa marcada para esta segunda-feira (13).

Segundo a prefeitura, por meio do programa “Manaus Verde”, a cobertura vegetal da capital tem sido ampliada com o plantio de árvores em áreas públicas e a distribuição gratuita de mudas para a população. Em 2024, foram plantadas 5.750 mudas de árvores na cidade.

No mesmo ano, o Centro de Produção de Mudas da Prefeitura, mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), atingiu a marca de 122 mil mudas produzidas.

A restauração de espaços públicos pode estar relacionada a vários incêndios registrados em áreas verdes em 2024, alguns dos quais tiveram os responsáveis ​​identificados. Não há informações se os autores foram multados ou presos.

Menos arborizada

Situada no meio da floresta amazônica, Manaus foi considerada a segunda capital do país menos arborizada em 2024. Segundo o censo IBGE 2010, a capital do Amazonas tem 25,1% de cobertura vegetal nas áreas urbanas, ou seja, apenas um domicílio, em cada quatro, possui uma árvore plantada em seu entorno.

A capital amazonense só perde para a capital paraense, Belém, onde será realizada a COP30 em novembro deste ano.

Para a diretora de Arborização e Paisagismo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), Rosimeire Bianco da Costa, a desocupação desordenada de Manaus contribuiu para a falta de arborização na cidade.

Focos de incêndio

Os focos de incêndio em todo o Amazonas, de acordo com um levantamento em setembro de 2024, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, liderada por Eduardo Taveira, revelou que 73% dos focos de queimadas no estado são em áreas do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e glebas federais não destinadas.

Os dados chamaram a atenção do ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, que determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU), que se manifestasse em 30 dias sobre o problema ambiental.

Enquanto isso, Manaus e diversas cidades do interior enfrentaram quase cinco meses de fumaça e queimadas, o que levou ao aumento de casos de doenças respiratórias em 2024.

 

LEIA MAIS: