Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cenário

Wilson Lima vistoria obras da 1ª Escola de Saúde Pública do AM

A unidade será voltada à formação e qualificação em saúde pública, com residências, cursos técnicos, especializações e pesquisa.

governador-wilson-lima-vistori

(Foto: Diego Peres/Secom)

Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, vistoriou nesta terça-feira (10) as obras da primeira Escola de Saúde Pública do estado, localizada na avenida Efigênio Salles, no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

A unidade será voltada à formação, qualificação e inovação em saúde pública, reunindo programas de residência médica e multiprofissional, cursos técnicos, especializações e iniciativas de pesquisa. A proposta é fortalecer a capacitação de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas.

wilson-lima-vistoria-obras-da-

(Foto: Alex Pazuello)

Durante a visita, o governador destacou que a escola deve ampliar a formação de profissionais e contribuir para melhorar o atendimento na rede pública de saúde. A agenda contou com a presença da secretária de Saúde, Nayara Maksoud.

Com capacidade para alcançar mais de 24 mil servidores da área da saúde, a escola funcionará como centro de educação permanente, integrando ensino, serviço e comunidade.

Programas previstos

Entre os primeiros programas previstos estão residências médicas em psiquiatria e psiquiatria forense, além de residência em enfermagem em neonatologia e um programa multiprofissional em saúde da mulher.

A instituição também deverá oferecer um mestrado interinstitucional em Modelos de Decisão e Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal da Paraíba, com 30 vagas destinadas a servidores da área.

wilson-lima-vistoria-obras-da-

(Foto: Diego Peres/Secom)

Criada pela Lei nº 8.016, de janeiro de 2026, a Escola de Saúde Pública tem como objetivo fortalecer a formação e a qualificação da força de trabalho do SUS no Amazonas.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: