Manaus, 4 de setembro de 2026
×
Manaus, 4 de setembro de 2026

Política

Moraes encaminha a Fachin pedido de investigação contra Mendonça

Inquérito 4.781 investiga ataques ao STF, fake news, ameaças e possível financiamento de campanhas de desinformação nas redes sociais.

eua-aplicam-lei-magnitsky-a-es

Alexandre de Moraes. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Brasília (DF) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou nesta quinta-feira (3) o sigilo de decisão que aponta supostas irregularidades na atuação do ministro André Mendonça na relatoria de processos relacionados às operações Sem Desconto e Compliance Zero.

Moraes encaminhou a decisão e os relatórios de inteligência da Polícia Federal que a fundamentam ao presidente da Corte, ministro Edson Fachin.

Decisão

A decisão foi tomada no âmbito do Inquérito 4.781, instaurado em 2019 para apurar notícias fraudulentas, denunciações caluniosas, ameaças e outras infrações contra integrantes do Supremo, além de possíveis esquemas de financiamento e divulgação de fake news em massa nas redes sociais.

Na decisão, Moraes determinou que o conjunto de documentos seja encaminhado a Fachin “para as providências que entender necessárias”. Também determinou que a Procuradoria-Geral da República seja comunicada.

(*) Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS: