Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

A política amazonense no comando de times de futebol

Dos 21 clubes de futebol no Amazonas, ao menos um está sob o comando de um político com mandato, inclusive, muitos outros dirigentes já se candidataram a cargos eletivos.

A política amazonense no comando de times de futebol

(Foto: AM FC/Redes sociais)

Manaus (AM) – Dos 21 clubes de futebol no Amazonas, ao menos um está sob o comando de um político com mandato. Outros times, inclusive, já foram comandados por parlamentares ou por nomes ligados à política amazonense. Os dados podem ser consultados no DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os nomes dos presidentes dos clubes das séries A e B de futebol no Amazonas constam em uma lista oficial enviada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao Portal AM1.

O prefeito do município de Iranduba, Augusto Ferraz (UB), hoje, preside um dos clubes de futebol mais antigos do estado: o Nacional Futebol Clube. Antes de se eleger prefeito, Augusto Ferraz se candidatou pelo DEM para vereador de Manaus nas eleições de 2012, mas ficou como suplente.

Foi eleito em 2014 como deputado estadual, sendo reeleito em 2018. Dois anos depois, foi eleito prefeito de Iranduba pelo mesmo partido.

Outros times também já foram comandados ou já tiveram em sua diretoria nomes ligados à política. A exemplo disso, o Manaus Futebol Clube (FC) tem como fundador o vereador Luis Mitoso, o qual presidiu o time por dois mandatos (2014-2015/2020-2021). Atualmente, Mitoso é presidente de honra do clube.

Em 2012, pelo PSD, conseguiu se eleger para vereador de Manaus. Mitoso conseguiu a reeleição em 2016. Já pelo PTB, conseguiu o terceiro mandato de vereador de Manaus em 2020.

Um pé na política

Apesar de não terem conseguido se eleger para nenhum mandato, outros dirigentes continuam na busca pelo poder e encontraram nos clubes de futebol uma forma de se manter em visibilidade ou próximos dos grupos políticos.

O presidente do Atlético Cliper Clube, Francisco Wallace Dantas da Silva, concorreu em 2020 para vereador pelo Cidadania e ficou como suplente em 2022. Em 2018, também ficou como suplente ao concorrer pelo PTC.

João Campos Dias, presidente do JC Futebol Clube, tentou se eleger vereador no município de Itacoatiara em 2020, mas não obteve votos suficientes.

O presidente do Sul América Esporte Clube, Luiz Monteiro da Costa, se candidatou para vereador de Manaus pelo PV em 2020, mas não foi eleito.

Amazonas FC

O atual campeão do Campeonato Amazonense de Futebol, o Amazonas Futebol Clube, é presidido por Wesley Couto, que já foi secretário adjunto da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Wesley foi desligado do cargo em dezembro de 2022.

Fundado há quatro anos, o Amazonas FC conquistou um feito inédito ao vencer a série C, que lhe garantiu o acesso à série B do Campeonato Brasileiro, sob o comando de Wesley Couto.

Wesley concorreu em 2012 para uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus pelo PPS. O atual presidente é sucessor do vereador em Manaus pelo Avante, Lissandro Breval, que deixou a diretoria do clube em 2022.

Conforme o Portal da Transparência, o time recebeu cerca de R$ 15 milhões em emendas de deputados estaduais. Somente da deputada Joana Darc (UB), o clube recebeu R$ 3,5 milhões, pagos como patrocínio ao clube. A deputada chegou a ser notificada pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) para prestar esclarecimentos.
LEIA MAIS: