Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Coluna AM1

A um ano da eleição, Roberto Cidade e David Almeida já disputam a cadeira de prefeito

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quarta-feira (25). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

A um ano da eleição, Roberto Cidade e David Almeida já disputam a cadeira de prefeito

Pós-festa

Senhoras e senhores, como antecipou esta coluna, as comemorações em torno do aniversário de 354 anos da cidade de Manaus, ontem, estão dando o que falar. O tal café da manhã entre o prefeito David Almeida (Avante), e o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), como de costume em edições anteriores, desta vez não aconteceu e a relação entre os dois azedou de vez com direito à troca de farpas de ambos os lados. Depois dos últimos acontecimentos, ficou claro que David vai precisar de um vice, e que a indicação não partirá do governador.

Desmentindo

Momentos antes de as comemorações iniciarem, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), ganhou protagonismo na inauguração do “Rapidão Rodoanel”, ao lado de Wilson, na segunda (23). O deputado cuidou de criticar a gestão do prefeito de Manaus por colorir as pedras portuguesas do calçadão da Ponta Negra. Para ele, apesar de David afirmar que a remoção da pintura não custará nada aos cofres públicos, terá gastos, sim.

Baixou o nível

O prefeito não gostou nadinha da crítica e chamou, na manhã do dia seguinte, durante a entrega do ramal Água Branca, na AM-010, zona rural de Manaus; os seus críticos de “vagabundos” por estarem pensando em política nesse momento [aniversário de Manaus].

Azedou de vez

E para azedar ainda mais a relação dos mandatários, o titular da Secretária Municipal de Infraestrutura, Renato Jr. (Avante), colocou em prática as aulas de oratória rumo às eleições e rasgou o verbo (sim, falou mal) de Roberto Cidade e Wilson Lima – referindo-se aos dois como enganadores do povo. A pregação do homem foi tão forte, senhores, que ele já profetizou que a dupla está derrotada na disputa contra David no ano que vem.

À disposição

Roberto não afirmou com todas as letras que será o candidato do governador na próxima eleição municipal, mas também não negou. Pelo contrário, disse que está à disposição do partido, ou seja, em outras palavras, está aguardando a decisão de Wilson Lima (UB), que, embora não tenha ainda o poder da caneta – por estar brigando com Pauderney Avelino pelo comando da sigla – é quem atualmente dita as ordens na regional do UB.

Em defesa

Quem não gostou nadinha do nível que chegou a disputa nos bastidores foi o decano na Aleam, o deputado estadual Sinésio Campos (PT), que disparou: “Cidade, se há um vagabundo aqui, não é você”. Bem, pra bom entendedor, meia-palavra basta, né?! A experiência na Casa legislativa e a sigla partidária deixam Sinésio também como uma das opções para a corrida pela cadeira de prefeito ou de vice no ano próximo. Sinésio sonha com o cargo majoritário e terá apoio de Lula – apoio esse que David e Wilson podem também querer brigar para seus candidatos. Seria Sinésio um vice na chapa de Cidade? Isso o tempo dirá. Por enquanto, tudo é suposição.

Muita água ainda vai rolar

E essa tempestade que se forma nos bastidores da política amazonense ainda vai dar muito o que falar. Isso porque, ontem, Cidade cuidou de mandar uma indireta para o agora rival David Almeida, dizendo que, enquanto a Prefeitura retira árvores da avenida Efigênio Sales e do Parque dos Bilhares, o Governo do Amazonas realiza o plantio de quase mil mudas de Ipês no trecho do “Rapidão Rodoanel”.

Atraso

E por falar em Parque Ponte dos Bilhares, o aniversário da cidade de Manaus passou e o prefeito não cumpriu a promessa de entregar o local revitalizado. O prazo era justamente as comemorações do dia 24 de outubro. Procurada por esta coluna, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que administra o local, informou que a entrega, agora, está prevista para o dia 1º de novembro.

Protagonismo

Apesar do racha Wilson x David, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, que foi indicado para o cargo pelo prefeito de Manaus, vem conquistando cada vez mais protagonismo no governo. Desta vez, Tadeu vai comandar a 304ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), nesta quinta-feira (26). Na semana passada, ele já liderou o primeiro encontro de alinhamento em torno do novo programa federal “União com Municípios” – que vai destinar R$ 600 milhões para o combate às queimadas.

Decisão autoritária

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em invalidar a Lei das Cotas na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tem gerado muito debate no cenário político. O líder da bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional, senador Omar Aziz (PSD), criticou, hoje, a Corte e afirmou que os amazonenses deveriam ter sido consultados antes da decisão sobre as cotas. Quem também se manifestou fortemente sobre o tema foi o deputado Amom Mandel (Cidadania), que classificou a medida como “um retrocesso à política de combate às desigualdades regionais”.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

(92) 9425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI