Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Acordo entre o MPT e Umanizzare põe fim à ameaça de greve dos agentes prisionais

Acordo entre o MPT e Umanizzare põe fim à ameaça de greve dos agentes prisionais

(Foto: Antonio Cruz/ABr)

A proposta do Ministério Público do Trabalho (MPT) à empresa Umanizzare Gestão Prisional e Serviços Ltda, e a representantes de entidades sindicais, para a suspensão da ameaça de greve dos agentes do sistema prisional do Amazonas, foi aceita, na tarde desta quarta-feira, 30, durante reunião de mediação ocorrida na sede do órgão ministerial. Entre os itens, estão reajustes salarial e do vale refeição, retroativo ao prazo para a data base da categoria (de maio a outubro de 2018). A Umannizare é a responsável pela gestão dos presídios do Governo do Estado.

A reunião ocorreu na tarde desta terça-feira, 30. (Foto: Reprodução: Antonio Cruz/ABr)

Além de membros da empresa e do MPT, participaram da reunião representantes do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Estado do Amazonas (Seac), do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Amazonas (Seeacea), da Comissão de Empregados criada para acompanhar as negociações, entre outros.

O reajuste acordado foi de 3% para o salário e de R$ 36 para o vale refeição. Al;em disso, constam na proposta a liberação do convênio com o supermercado, diretamente com a empresa ou com o sindicato profissional, e a liberação de empréstimo consignado.

O MPT expediu recomendação à empresa para que não realize qualquer perseguição e supressão de direitos, por parte do trabalhador integrante da comissão de negociação salarial, pelo prazo de um ano.

 

 

*Com informações da assessoria