Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Agentes penitenciários fazem protesto em frente à sede do governo

Agentes penitenciários fazem protesto em frente à sede do governo

(Foto: Divulgação)

Reajuste salarial, plano de cargos e carreiras e ticket alimentação foram algumas das reivindicações de agentes penitenciários que estiveram, nesta segunda, 26, em frente à sede do Governo, no bairro Compensa.  A manifestação foi para chamar atenção do governador. 

(Foto: Divulgação)

Durante a manifestação, o presidente do Sindicaro dos Servidores Penitenciários do Estado do Amazonas (Sinspeam) Rocinaldo Silva, conversou com o chefe da Casa Militar, Coronel Miguel Marinho e apresentou as propostas de melhorias para a categoria. Uma reunião com o governador, Amazonino Mendes deve ocorrer em 15 dias.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) se manifestou por meio de nota. 

Veja na íntegra: 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que a situação nas unidades prisionais de co-gestão: regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj Semiaberto) e Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II), estão normalizadas e sem registro de ausência e/ou falta de agentes penitenciários de carreira da Seap.

A secretaria esclarece que o titular da pasta, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, vem se reunindo com a titular da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), Angela Bulbol de Lima, para tratar de demandas relacionadas aos agentes penitenciários de carreira no sistema prisional do Amazonas, que atualmente dispõem de um quadro de 65 agentes. Entre os pontos das reuniões estão o plano de cargos e carreiras dos agentes, tendo em vista os reajustes salariais para a categoria e o concurso público para novos agentes.

A Seap explica também que não procede a denúncia do grupo de cerca de 20 agentes que realizaram manifestação na sede do Governo, sobre o quantitativo de policiais militares na secretaria, onde foi declarado que a Seap dispõem de 150 militares atuando em gabinetes. Atualmente a secretaria possui em seu quadro, 62 policiais militares, sendo 90% desse número correspondendo a militares que estão lotados nos setores operacionais e unidades prisionais do Amazonas.