Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Alejandro e Paola Valeiko se ‘calam’ em audiência de instrução no Caso Flávio

O julgamento que trata do homicídio do engenheiro Flávio Rodrigues, em setembro de 2019, foi retomado nesta manhã em Manaus

Alejandro e Paola Valeiko se ‘calam’ em audiência de instrução no Caso Flávio

Foto: Reprodução

Manaus, AM – Alejandro e Paola Valeiko, ambos enteados do ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, mantiveram o silêncio durante o audiência de instrução, nesta segunda-feira (25). Eles são réus no processo que trata do homicídio do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos, ocorrido em setembro de 2019.

Segundo o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), os trabalhos desta segunda foram concluídos por volta das 15h45. Na retomada da audiência, foi realizada a oitiva de três testemunhas de defesa, ainda no horário da manhã, e também iniciado o interrogatório dos réus. Dos cinco acusados, quatro foram interrogados nesta segunda.

A audiência, conduzida pelo juiz de Direito da 1.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, Celso de Paula, havia sido suspensa anteriormente pela ausência de testemunhas de defesa, também em razão de doença de um dos réus e, por último, devido à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O processo tem como réus José Edvandro Martins de Souza Júnior; Mayc Vinícius Teixeira Parede; Alejandro Molina Valeiko; Paola Valeiko e Elizeu da Paz de Souza – os dois últimos não estavam presentes nesta segunda-feira – embora ambos tenham acompanhado as oitivas das testemunhas por videoconferência.

A primeira testemunha de defesa começou a falar às 9h59 e foi ouvida até 10h15. Em seguida, o depoimento da segunda testemunha foi iniciado, falando até 11h15. A terceira testemunha começou a falar às 11h20, através de depoimento por videoconferência, e terminou às 11h36.

Leia mais: Das oito testemunhas, apenas três estão sendo ouvidas em audiência no Caso Flávio

A partir daí começou a fase de interrogatórios dos réus, a partir de 11h48. Paola Valeiko, foi a primeira a ser interrogada, através de videoconferência, entretanto, por orientação do seu advogado, manteve-se em silêncio. Houve um intervalo para o almoço e a audiência foi reiniciada às 13h08, com o interrogatório do réu José Edvandro Martins de Souza Júnior, que falou até 14h50.

Na sequência, Alejandro Molina Valeiko foi interrogado, a partir das 14h54. Orientado pelo seu advogado, ele não respondeu às perguntas e o interrogatório foi encerrado às 15h21. O réu Mayc Parede foi o último a ser interrogado na audiência, concluindo às 15h45. Com ele, o juiz finalizou os trabalhos desta segunda-feira.

Nesta terça-feira (26), a audiência será reiniciada com o interrogatório presencial do quinto e último réu, Elizeu da Paz de Souza, que encontra-se em tratamento de saúde, mas participará presencialmente da audiência.

Os trabalhos estão acontecendo no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, localizado na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, bairro de São Francisco, Zona Sul de Manaus.

Após essa fase de interrogatórios, o juiz abre prazo para os memoriais finais do Ministério Público Estadual e defesa e então o processo estará concluso para Sentença de Pronúncia ou Impronúncia.

(*) Com informações da assessoria

Acompanhe em tempo real através das nossas redes sociais: facebook, instagram e twitter