Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cidades

AM está abaixo da cobertura vacinal e população é convocada para ida a postos

A baixa cobertura vacinal coloca em risco a saúde pública e a proteção individual contra doenças preveníveis por imunização.

AM está abaixo da cobertura vacinal e população é convocada para ida a postos

Segundo a Semsa, há um grande número de crianças que ainda não tomaram as doses (Foto: Divulgação/ Semsa)

Manaus (AM) – Com baixa cobertura vacinal, a população do Amazonas está sendo convocada para atualizar a caderneta. Dados divulgados no Dia Nacional da Imunização – nesta sexta-feira (09), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), alertam para as baixas coberturas vacinais e fazem chamamento para a atualização da situação vacinal.

Para análise de cobertura vacinal em menos de 2 anos, são consideradas coberturas do ano inteiro. No Amazonas, em 2022, foram atingidas as seguintes coberturas vacinais: BCG (100%), Rotavírus (71,5%), Hepatite B (78,6%), Pneumo 10 (86,7%), Mening C (80,4%), Penta (78,6%), Polio (77,4%), Tríplice Viral D1 (78,9%), Tríplice Viral D2 (48,7%), Tetra Viral (12,6%), Hepatite A (71,4%), Varicela (60,4%) e Febre Amarela (62,1%).

As coberturas estão aquém da meta orientada como satisfatória pelo Ministério da Saúde. Os parâmetros de cobertura vacinal são 90% para BCG e Rotavírus, 95% para Hepatite B, Pneumo 10, Mening C, Penta, Tríplice Viral, Tetra Viral, Polio, Varicela e Hepatite A, e 100% para Febre Amarela.

“Embora a vacinação contra doenças seja uma medida fundamental para a prevenção e controle de doenças, o Amazonas enfrenta desafios significativos na ampliação das coberturas vacinais. Essa é uma realidade de outros estados também. Por isso, alertamos a toda a população que busque os postos de vacinação e atualize a caderneta vacinal”, disse Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

A baixa adesão às vacinas coloca em risco a saúde pública e a proteção individual contra doenças preveníveis por imunização. Por isso, a FVS-RCP faz um apelo à população para buscar informações confiáveis, consulte as equipes de profissionais de saúde e mantenha a caderneta vacinal atualizada.

(*)Com informações da assessoria

LEIA MAIS: