Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Amazonas antecipa aplicação da vacina bivalente contra Covid-19

Manaus e outros 15 municípios vão receber os imunizantes nesta primeira etapa

Amazonas antecipa aplicação da vacina bivalente contra Covid-19

(Foto: Anne Alves/FVS-RCP)

A campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19 inicia, a partir desta quarta-feira (15), no Amazonas. Manaus e outros 15 municípios vão receber os imunizantes nesta primeira etapa. A vacinação é dirigida a grupos prioritários.

Nesta fase, 97,2 mil doses estão disponíveis para distribuição aos municípios priorizados mediante agendamento das secretarias municipais de saúde.

Os demais municípios que foram priorizados para receber a vacina bivalente nesta etapa são: Atalaia do Norte, Autazes, Benjamin Constant, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.

Essas cidades devem agendar, neste primeiro momento, a retirada das doses bivalentes. A equipe da capital está passando por treinamento para essa vacina nesta terça-feira (14).

Na quarta-feira (15), os municípios vão participar de treinamento virtual com o PNI para tirar dúvidas das equipes de saúde sobre especificidades da dose bivalente que é a de frasco com tampa de cor cinza.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que foram priorizados, nesta primeira etapa, a capital do estado, Manaus; municípios da Região Metropolitana de Manaus, além de municípios que foram elencados devido ao cenário epidemiológico de Covid-19 atualizado.

Os demais municípios do Amazonas vão poder agendar a retirada de vacinas bivalentes contra a Covid-19 mediante a chegada de nova remessa do imunizante a ser enviada pelo Ministério da Saúde.

Quem pode tomar a bivalente

A vacinação com as doses bivalentes deve ocorrer em fases. O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose de vacina bivalente (reforço) para as pessoas que apresentarem, pelo menos, o esquema primário de duas doses com vacinas monovalentes.

Quem não faz parte dos grupos prioritários deve concluir a imunização com doses monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou do esquema primário com monovalentes.

Os grupos prioritários são pessoas a partir de 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência, como asilos, com idade a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores destas instituições; imunocomprometidos; comunidade indígenas, ribeirinhas e quilombolas; gestantes e puérperas.

(*)Com informações da assessoria

LEIA MAIS: