Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Asprom divulga nota contra a reabertura das escolas durante a pandemia

O sindicato também propõe várias medidas que devem ser tomadas para evitar a proliferação e contaminação do vírus entre os docentes e discentes

Asprom divulga nota contra a reabertura das escolas durante a pandemia

Foto: Divulgação/Secretaria de Educação

O Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (ASPROM-SINDICAL) divulgou nesta quinta-feira, 28, uma nota afirmando ser contra o retorno das aulas presenciais em todo o Amazonas. Para o sindicato, ainda há um grande risco de contaminação , visto que o vírus ainda não foi controlado no estado.

Segundo dados do sindicato, os professores têm contato em média com 40-50 alunos (as), o que perfaz aproximadamente 200-250 alunos (as) por turno de trabalho. Os professores das disciplinas de Artes, Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia têm contato em sala de aula com até 800 alunos por semana.

“Acreditamos que o retorno das aulas presenciais deve ocorrer apenas quando for seguro para alunos, professores, pedagogos e demais membros da comunidade escolar, o que ocorrerá apenas quando o sistema de saúde tiver capacidade de atendimento e internação, quando houver a redução do número de casos, após a testagem em massa da população, que haja comprovação científica da redução significativa da transmissão do coronavírus, e que não haja o risco de novo pico da covid-19”, disse o sindicato.

O sindicato também propõe várias medidas que devem ser tomadas quando for seguro o retorno , entre as medidas estão: a aferição de temperatura dos alunos, funcionários e de todas as pessoas que adentrarem o ambiente escolar; atendimento com hora marcada e número reduzido na sala da coordenação pedagógica para atendimento de responsáveis de alunos.

Na nota, também é solicitada a suspensão temporária de reuniões de pais e mestres e a suspensão temporária de todos os eventos que propiciem aglomerações nas escolas ou que tenham participações de membros da comunidade escolar.

 

Clique aqui e leia na íntegra a nota da Asprom

 

Leia mais: Calendário oficial de reabertura do comércio é divulgado; confira