Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Com 10 pacientes na UTI, Amazonas soma 140 casos de coronavírus

Os números foram atualizados neste domingo pelo Governo do Amazonas

Com 10 pacientes na UTI, Amazonas soma 140 casos de coronavírus

(Foto: Márcio Silva - Amazonas1)

O Amazonas tem 29 novos casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus. Ao todo, são 140 pessoas com a Covid-19, sendo 131 em Manaus e nove no interior do estado.

Os números foram atualizados na tarde deste domingo, 29, pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, e pelo secretário de estado de Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias.

Segundo a diretora-presidente da FVS, do total de pessoas contaminadas, 21 estão internadas, sendo que 10 estão em unidades de tratamento intensivo (UTI), em estado grave.

Além disso, no interior do Amazonas, o vírus avançou e há dois novos municípios notificantes, Anori com um caso, e Itacoatiara com dois. Os demais são: Parintins e Manacapuru, ambos com dois casos; Santo Antônio do Iça e Boca do Acre, ambos com um caso. 

“Estamos na primeira fase, onde a gente entende que todo o Brasil e o Amazonas, encontram-se em transmissão comunitária, todos nós somos passíveis de pegar e transmitir coronavírus”, destacou Rodrigo Tobias durante a atualização dos números. 

Dos internados, seis encontram-se em unidade privadas e quatro em unidade pública. Sendo que um dos pacientes é de Manacapuru e foi removido para a capital neste sábado.

Rosemary Pinto voltou ressaltar a importância do isolamento social durante as próximas semanas. Ela explicou que o sistema de saúde tem conhecimento apenas dos casos mais graves, que correspondem a 20% dos infectados, porque os casos brandos e assintomáticos, que são 80%, não precisam de internação.

“Se você sair de casa, não se preservar, não preservar as crianças, as grávidas, principalmente os maiores de 60 anos e com comorbidade, eles vão circular e encontrar com os assintomáticos (que não precisam de tratamento) que irão transmitir o vírus para as pessoas mais vulneráveis”, explicou.

Leia também:

Amazonas já tem transmissão comunitária do coronavírus, diz FVS

Primeira morte causada pelo coronavírus no AM é de Parintins

‘Não é um simples resfriado’, diz Wilson ao anunciar medidas contra o coronavírus

Tratamento Intensivo

O secretário afirmou, ainda, que a partir de agora somente casos confirmados e graves serão encaminhados no Hospital Delphina Aziz. 

Dessa forma, os pacientes que estavam internados no hospital foram removidos ao longo da semana para outras unidades de saúde. “Estamos transformando toda a estrutura para pessoas com coronavírus que precisam de cuidados intensivos”, afirmou.

Exames

Para atender a demanda de exames, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/ AM) ampliou capacidade de testes e está fazendo 80 testes por dia, além disso, o laboratório trabalha em regime de 24h.

A diretora-presidente da FVS explicou que os resultados dos exames são variam entre 24h e 48h, um período de tempo considerado muito bom, levando em consideração que há estados que demoram até uma semana para obter os resultados.

Os exames estão sendo feitos de duas formas, há o teste rápido e o teste molecular. O secretário de saúde ressaltou que o Amazonas e o município adquiriram 60 mil testes rápidos que vão facilitar a identificação de novos casos.

Rede privada 

Tanto a Secretária de Saúde quanto a FVS destacaram também o alinhamento com a rede privada de saúde. “O sistema único de saúde é formado inclusive pela saúde suplementar, ou seja, os planos de saúde são regidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar que faz parte do SUS”, disse Rodrigo Tobias. 

Sendo assim, os todos os casos são rapidamente notificados e acompanhados. A FVS e Susam não esclareceram sobre a possibilidade de internação de pacientes da rede de saúde pública, em unidade privadas, caso a situação se agrave.