Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cidades

Em ano eleitoral, Amazonino doa implementos agrícolas; MP vai analisar

Em ano eleitoral, Amazonino doa implementos agrícolas; MP vai analisar

Em vídeo, o governador afirma que a entrega é o cumprimento de promessa feita em campanha. (Foto: Reprodução)

O governador do Amazonas e pré-candidato ao governo nas eleições deste ano, Amazonino Mendes (PDT), vai “doar”  nesta quarta-feira, 4,  mais de 70 mil itens agrícolas para produtores rurais do interior do Estado, pelo Programa Terra Produtiva, igual ao Programa Terceiro Ciclo, que o governador executava quando esteve na gestão estadual na década de 1990, e que foi muito criticado por ser considerado assistentacialista. A doação dos implementos ocorre no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Avenida Constantino Nery, na zona Centro-Sul de Manaus.

Em vídeo, o governador afirma que a entrega é o cumprimento de promessa feita em campanha. (Foto: Reprodução)

Em um vídeo postado pelo próprio Amazonino nas redes sociais, ele diz que o programa é uma reedição do ‘Terceiro Ciclo, mas refere-se à continuidade do Programa ‘Renda Certa’, lançado pelo governo em maio deste ano, que vai financiar até R$ 500 mil para empreendedores do Estado, e que está no alvo da Justiça Eleitoral por suspeitas de comprar  votos.

Na primeira pessoa, o governador declarou no vídeo: “Estamos aqui arrumando os kits que vamos distribuir para população interiorana. Ali, aquela parte ali que vocês tão vendo é só para pescador, estamos começando, isso aqui vai ser tudo tomado. São mais de 70 mil itens. Na verdade, nós queremos reeditar aquela esperança do homem no interior, ele esperou muito tempo, e nada chegou a ele e agora, de novo, é a reedição daquele famoso Terceiro Ciclo. Aquilo que nós prometemos na campanha, para o povo simples, humilde e desprotegido, o povo do interior do Amazonas. Agora, ele tem com o que sonhar, todos os dias, todas as noites, porque tem alguém pensando neles, nós estamos pensando neles, nós estamos pensando em você”, finalizou.

Veja o que o governador diz

Convite de Amazonino Mendes

 

Leia mais

Conduta vedada

A entrega chamou a atenção nas redes sociais por está sendo feita em período que se aproxima a campanha eleitoral do pleito que ocorre no dia 7 de outubro. Fotos e vídeos que circulam na internet desde a segunda-feira, 2, mostravam o estacionamento do Centro De Convenções Do Amazonas, na zona Centro-Oeste da capital, cheio de caixas com materiais que foram distribuídos pelo governo.

De acordo com a legislação que regula as eleições e prevê condutas vedadas aos agentes públicos, Lei a 9.504/97, especificamente Art.73, diz que “são proibidas aos agentes públicos, servidores, no parágrafo 4,   fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público”.

Procurado pelo Portal Amazonas1, o Ministério Público Federal (MPF), responsável pela fiscalização eleitoral, prometeu avaliar o caso.

Veja o vídeo-denúncia