Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cidades

Juiz suspende eleição de Jair Souto e mantém atual diretoria da AAM

O pedido de suspensão por ilegalidade partiu dos prefeitos de Rio Preto da Eva e Maués. Anderson Souza (PP) e Júnior Leite (PSC)

Juiz suspende eleição de Jair Souto e mantém atual diretoria da AAM

Dois dias após o prefeito de Manaquiri Jair Souto (MDB) assumir a presidência da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) numa eleição “relâmpago”, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas determinou a nulidade da sessão e manteve o diretor- executivo, Luiz Antônio Cruz no comando interino da entidade.

A decisão foi do juiz plantonista Manuel Amaro de Lima, neste domingo (13) e atendeu ação movida por Anderson Sousa (PP) e Carlos Roberto de Oliveira Junior,o Júnior Leite (PSC), ambos prefeitos de Rio Preta da Eva e Maués, respectivamente.

No documento, eles sustentam que a realização de “uma assembleia extraordinária sem seguir o procedimento legal estabelecido no Estatuto Social da AAM é considerado um ato ilegal” e pedem sua suspensão.

Leia mais: MDB de Braga emplaca Jair Souto na presidência da Associação dos Municípios

Em seu despacho, o juiz afirma que ficou “demostrado a inobservância” de vários artigos do Estatuto da entidade. Entre elas, a ausência da metade dos prefeitos associados de um total de 62, “no entanto, verifico que a ata de reunião dos membros da AAM só teve a participação de 16 presentes”.

Também cita o artigo 26, que dispõe sobre a convocação dos associados por meio de carta registrada e com a antecedência mínima de 15 dias, o que também não fora observado.

Com isso, o magistrado concedeu a tutela de urgência para suspender os efeitos da assembleia realizada na última sexta-feira (11) e manteve o diretor executivo Luiz Antônio Cruz respondendo pela administração da AAM até a posse regular da nova diretoria

Em caso de descumprimento, Lima determinou multa diária no valor de R$ 5 mil no limite de 30 dias, sem prejuízo de outras providências.

Procurado pelo Portal AM1, o prefeito de Manaquiri, Jair Souto reafirmou que sua condução ao cargo cumpriu todos os trâmites legais previstos pelo estatuto da Associação e que está tranquilo sobre a decisão.