Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Parintins em luto: Morre, aos 66 anos, o poeta amazônida Emerson Maia

O artista, que compôs verdadeiras pérolas como “Lamento de Raça” e “Flor de Tucumã”, faleceu nesta sexta em Manaus

Parintins em luto: Morre, aos 66 anos, o poeta amazônida Emerson Maia

Foto: Reprodução

Ícone do folclore parintinense, o poeta Emerson Maia, 66 anos, faleceu nesta sexta-feira (14). O compositor lutava contra uma contra tuberculose há mais de um ano.

Emerson Maia deixa um legado gigantesco, visto que, por muitos anos, foi o principal compositor do Boi Garantido e nos último anos compunha para o rival Caprichoso. O artista compôs verdadeiras pérolas como “Lamento de Raça”, “Flor de Tucumã”, entre outras obras.

Leia mais: Festival de Parintins é cancelado por violar normas de saúde pública

Ele definiu o Garantido, a morena bela, o Rio Amazonas e a Floresta Amazônica como fontes inspiradoras. Em 2019, protestando por não ter toadas aceitas na playlist oficial do bumbá, mudou-se para o Caprichoso.

O governado do estado do Amazonas, Wilson Lima, por meio de nota, lamentou a morte do artista: “A partida do compositor Emerson Maia une todos os amazonenses e admiradores do Festival Folclórico de Parintins em um mesmo sentimento de pesar, mas também de gratidão por tanta beleza que ele nos deixou. Sem dúvida, ficará na memória como um dos nossos grandes artistas”, disse.

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destacou também a luta de Emerson Maia na defesa da floresta. “É uma perda inestimável! A cultura do Amazonas perde uma das vozes mais atuantes em defesa da Amazônia e do Festival Folclórico de Parintins. Um poeta irretocável. Uma sensibilidade que sempre será lembrada. Um legado que nunca será esquecido. Fica nosso respeito pela memória do Emerson”, afirmou.

 Confira um dos grandes  trabalhos do compositor: