Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cidades

Policiais rejeitam Walter Cruz na coordenação de projeto de Segurança

Policiais rejeitam Walter Cruz na coordenação de projeto de Segurança

Walter Cruz coordenou o projeto GuardiAM 24 em 2018 (Foto: Reprodução/Facebook)

Apontado como coordenador do contrato de consultoria do ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, com o governo do Amazonas, o coronel da Polícia Militar (PM) Walter Cruz tem recebido resistência da tropa na PM e de agentes da Polícia Civil, conforme informações passadas ao Portal Amazonas1, durante toda a semana passada, quando o nome do coronel veio à tona.

Conhecido por ser ‘linha dura’ e ter envolvimento em confusões dentro da corporação,  Walter Cruz foi acusado, inclusive, de assédio moral por subordinados. O contrato de consultoria internacional que o coronel vai gerenciar pretende reduzir os altos índices de violência no Amazonas, e foi firmado pelo governado Amazonino Mendes (PDT) sem licitação, pelo valor de R$ 5,5 milhões, em maio deste ano, sendo que mais de 30% foi antecipado ao contratante.

O coronel já foi subcomandante da PM no Amazonas. (foto: Reprodução/Facebook)

Abuso de autoridade

Em maio do ano passado, Walter Cruz se envolveu em uma polêmica com o então, tenente Coronel Túlio, responsável pela área de comunicação da PM e policiais militares chegaram a reivindicar a exoneração de Cruz como subcomandante, na época.

Na ocasião, segundo publicação nas redes sociais de um policial, Walter teria dado voz de prisão ao tenente Coronel Tulio, após ligar de madrugada para a casa do oficial determinando que o mesmo mandasse a equipe de comunicação cobrir ocorrência de apresentação de drogas. O responsável pela equipe informou que não seria possível atender a solicitação, o que deixou Walter irritado, e o fez ameaçá-lo de mandá-lo para cadeia.

Outra polêmica

Atualmente, o coronel Walter Cruz comanda a  Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam) e já esteve envolvido na polêmica de cobrança de taxas intermunicipais pela agência. Depois que a cobrança gerou uma grande revolta nas redes sociais, o coronel mandou disseminar de que se tratava de uma “fake news”, embora o próprio governo tivesse disseminado a informação. 

Walter Cruz deve assumir a nova função de coordenador do contrato de consultoria de Rudolph Giuliani nesta terça-feira, 21. O cargo dará ao coronel a autorização para tomar decisões em qualquer esfera da Segurança Pública do Amazonas.

Leia Mais: