Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

Presidente do Boi Caprichoso, pai de Saullo Vianna e mais dois são presos pela PF

A operação foi deflagrada pela PF, por suspeita de fraude em licitação na contratação do serviço de transporte escolar para a Prefeitura de Presidente Figueiredo

Presidente do Boi Caprichoso, pai de Saullo Vianna e mais dois são presos pela PF

Foto: Reprodução

A Polícia Federal prendeu, nesta segunda-feira (23), o presidente do boi-bumbá Caprichoso, Jender Lobato, o pai do deputado Saullo Vianna (PTB), Sérgio Vianna – que é ex-presidente do bumbá, e mais duas pessoas que se tornaram alvo da Operação ‘Ponto de Parada’. Os quatro devem ficar presos temporariamente, por 5 dias, segundo informações extraoficiais obtidas pelo Portal AM1.

A PF não confirmou os nomes das pessoas (alvos) dos quatro mandados de prisão – medida corriqueira da autarquia.

Além dos dois já citados, também foram presos a ex-presidente do Movimento Marujada do Boi Caprichoso, Rosedilce de Souza Dantas, que é sócia da empresa de Saullo, e Udsom Maranhão Duarte, funcionário da Prefeitura de Presidente Figueiredo.

Leia mais: PF mira família de Saullo Viana em operação que apura esquema de R$ 13 milhões

A operação foi deflagrada pela PF, por suspeita de fraude em licitação na contratação do serviço de transporte escolar para a Prefeitura de Presidente Figueiredo, na qual o processo teria sido direcionado a fim de favorecer a empresa da família do deputado Saullo Vianna. A investigação indica que a empresa que participou do certame só entrou para possivelmente encenar uma concorrência.

Além de fraude no processo de contratação, também há indícios de que o contrato teve superfaturamento. A Polícia Federal acredita que o esquema resultou no desvio de cerca de R$ 13 milhões, em recursos que são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Participação de Jender

Jender Lobato era presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura de Presidente Figueiredo, no ano de 2017, quando foram detectadas as fraudes na licitação que contratou a empresa de Saullo Vianna para o transporte escolar do município.

Leia mais: ‘Estou à disposição das autoridades para colaborar no trabalho de investigação’, declara Saullo Vianna

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Choy, esteve na sede da Superintendência da Polícia Federal em Manaus, nesta segunda-feira. Ele afirmou que não é advogado do presidente do boi-bumbá Caprichoso, porém, explicou que esteve na PF para garantir que Jender, por ser advogado, tenha direito a cumprir a prisão temporária em uma sala de estado maior, fora do ambiente prisional.

Nota do Boi-bumbá Caprichoso

A diretoria do Boi Caprichoso, tomando conhecimento do fato ocorrido hoje pela manhã, na capital do Estado do Amazonas, acompanha atentamente as informações que envolvem o nome do presidente Jender Lobato e do ex-vice presidente, Sérgio Viana, para que, no momento oportuno, possa se pronunciar a respeito!

A Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso aguarda o transcorrer das investigações, pois até o presente momento, não existe nenhuma acusação formal feita contra o presidente Jender Lobato e nem contra o ex-vice presidente Sérgio Viana.

Conforme dispõe nossa Constituição Federal, ninguém será considerado culpado enquanto não houver decisão definitiva da Justiça, devendo se resguardar o contraditório, ampla defesa e o devido processo legal.

Considerando que se trata de uma investigação recém iniciada, não é possível se concluir nada, reafirmando-se a total confiança no Poder Judiciário e que, ao final, tudo será devidamente esclarecido.

Karu Carvalho – vice-presidente

Presidente da OAB-AM, Marco Aurélio Choy, na sede da PF-AM nesta segunda-feira Foto: Márcio Silva – Portal Amazonas1