Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

Terceira morte por Sarampo é confirmada no Amazonas

Terceira morte por Sarampo é confirmada no Amazonas

(Foto: Divulgação)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou, nesta sexta-feira, 17, o óbito por sarampo, de um bebê de seis meses, residente em Manaus. O órgão chama a atenção dos pais e responsáveis para que levem as crianças para vacinação. Hoje, 18, ocorre o Dia D de imunização contra o sarampo e a poliomielite, em todo o país. No Amazonas, os postos de saúde estarão abertos e a vacinação é conduzida pelas Prefeituras.

(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), responsável pela logística de distribuição das vacinas aos municípios, informa que todos já estão abastecidos. A Susam enviou para os 61 municípios do interior e abasteceu a capital do Amazonas, com 560.978 doses de vacinas contra poliomielite e sarampo.

Em Manaus, além dos postos de saúde do município, a Susam colocará em funcionamento, amanhã, para a vacinação, os 12 Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), da rede estadual de saúde.

O bebê vitimado por sarampo foi internado no dia 29 de junho, no Hospital Plantão Araújo, zona leste da cidade. Após complicações da doença, evoluiu para óbito no último dia 05 de agosto. Com ele, são três casos de óbito por sarampo no Estado, sendo dois de Manaus e um de Autazes, todos em crianças menores de um ano, que estão na faixa-etária alvo da vacinação – a partir de seis meses a menores de cinco anos.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, faz um alerta para a baixa cobertura vacinal nos municípios e pede empenho total das Prefeituras, numa conjunção de esforços para o alcance das metas. Até o momento, foram vacinadas contra sarampo 141.149 crianças (46,2% do público-alvo), a maioria em Manaus, que antecipou a campanha desde abril. Contra a pólio, são 25.293 crianças vacinadas (8,3% do público-alvo). O balanço é parcial, porque, segundo a FVS, muitos municípios do interior demoram a atualizar os dados, por limitações no serviço de internet.

Segundo o último Boletim da FVS, há registro de sarampo em 38 municípios. São 6.881 casos notificados e 910 confirmados. Manaus lidera com 5.693 casos notificados e 723 confirmados. Manacapuru vem em segundo, com 800 notificações e 187 casos confirmados. Entre os municípios também com notificação de sarampo estão Itacoatiara com 77 casos, Iranduba com 42, Rio Preto da Eva com 39, Parintins com 36, Manaquiri com 27, Coari com 27 e Presidente Figueiredo com 23.

 

 

 

*Com informações da Assessoria