Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cenário

Amom abandonou a CMM e já ensaia deixar também a Câmara federal

O atual deputado federal não concluiu seu mandato como vereador na CMM ao ser eleito para a Câmara federal em 2022. Se for eleito prefeito de Manaus, serão dois mandatos que o político deixará incompletos.

Amom abandonou a CMM e já ensaia deixar também a Câmara federal

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Manaus (AM) – Após negativas de que não seria candidato a prefeito de Manaus neste pleito, o deputado federal Amon Mandel (Cidadania) já divulga em suas redes sociais que vai lançar a sua pré-candidatura pela cadeira majoritária nesta sexta-feira (23). A informação foi confirmada pelo senador Plínio Valério, presidente estadual do PSDB, nessa terça-feira (20), após reunião com o parlamentar em Brasília.

A federação PSDB-Cidadania, inclusive, já convidou a todos, por meio das redes sociais, para participar do evento. Na página oficial do deputado federal há a afirmação: “Amom vai passar por todos os bairros de Manaus” com o objetivo de ouvir a população e coletar propostas para seu o plano de governo até à eleição.

Não conclui mandato

Curioso é que Amom Mandel disse, no dia 29 de dezembro, que não tinha interesse em ser prefeito de Manaus. A declaração veio após pesquisas eleitorais o destacarem como o segundo colocado na corrida pela cadeira do prefeito David Almeida (Avante).

No mesmo dia, internautas manauaras começaram a questionar o parlamentar sobre o porquê de sua “desistência”. Em sua declaração na internet, onde alcança maior público, Amom afirmou que “não havia desistido” porque seu objetivo era concluir o seu mandato na Câmara federal, o que vai de encontro com a sua decisão hoje.

Mas, como o Portal AM1 já havia informado nos primeiros dias de janeiro de 2024, até iniciar o período eleitoral, muita coisa ainda aconteceria.

Vale destacar que, antes de garantir uma das oito vagas na Câmara dos Deputados, Amom foi eleito vereador para a 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM) em 2020. Ele permaneceu no cargo por dois anos na Casa e decidiu que queria ser deputado federal.

Com isso, em outubro de 2022, foi eleito para compor a bancada amazonense no Congresso Nacional e, agora, menos de dois anos no cargo, não vai concluir o seu mandato se ganhar a corrida eleitoral para a Prefeitura de Manaus em outubro deste ano.

Se eleito prefeito da capital do Amazonas, será que Amom concluirá ao menos uma vez um único mandato ou irá abandonar o cargo para ser governador do estado? Fica aí o questionamento.

Críticas

Mesmo após a sua desistência para o cargo, Amom continuou criticando o prefeito de Manaus assiduamente em suas redes sociais, tanto é que alguns internautas o questionaram sobre o porquê de tantas críticas se ele não tinha mais a intenção de disputar o cargo neste ano e um deles até chegou a afirmar que Amom se perdeu e deixou de lutar por pautas importantes para dar visibilidade a “assuntos ridículos”.

 

se-eleito-prefeito-de-manaus-a

(Foto: Reprodução/Redes sociais – Instagram)

se-eleito-prefeito-de-manaus-a

(Foto: Reprodução/X)

se-eleito-prefeito-de-manaus-a

(Foto: Reprodução/X)

Quem será o vice de Amom?

Agora, que o parlamentar já bateu o martelo e decidiu que vai, sim, concorrer ao pleito de 2024, quem será que ele vai escolher como vice-prefeito? Até o momento, ainda é uma incógnita essa informação.

LEIA MAIS: