Manaus, 14 de dezembro de 2024
×
Manaus, 14 de dezembro de 2024

Coluna AM1

Amom Mandel Lins: a bola da vez na disputa de ego entre David e Cidade

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta terça-feira (2). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Amom Mandel Lins: a bola da vez na disputa de ego entre David e Cidade

Bagunça

No que depender do deputado federal Amom Mandel (Cidadania), os dias de 2024 não serão tranquilos para aqueles que sonham com a cadeira de prefeito de Manaus no ano que vem, como é o caso do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB), e do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

Murmurinho

2024 ainda nem tinha começado, mas Amom e seu discurso político já deixavam seus possíveis adversários políticos correndo da sala para a cozinha de felicidade e desespero. Isso porque, nos 45 minutos do finalzinho de 2023, o jovem político disse que “não quer ser candidato” e “nem é candidato a prefeito hoje”.

Ser ou não ser, eis a questão

De fato, uma das afirmações está correta: a de que Amom não é candidato, até porque nem estamos no período de candidaturas e ele nunca havia dito antes que era pré-candidato. O que há, por parte de alguns, é o interesse em disputar a eleição; sobre isso, Amom deixa claro ao público que, hoje, não tem esse interesse. Mas, no fundo, bem lá no fundo, a gente sabe que o desejo é outro, e se tratando de político, o discurso costuma mudar da noite para o dia. Amanhã, a história é outra.

Centro dos debates

Depois de ser interpretado de mil e uma maneiras com seu discurso de “não quero ser candidato a prefeito”, o nome de Amom esteve no centro dos debates políticos. Os possíveis votos dele iriam para quem? Teve instituto de pesquisas doando boa parte dos votos de Amom para David, e mostrando o segundo lugar, tecnicamente, empatado entre Cidade e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), com 13,8% e 13%, respectivamente.

Alegria durou pouco

Roberto Cidade, que sonha mais do que qualquer um com essa cadeira de prefeito, foi para as redes sociais praticamente agradecer por Amom retirar o time de campo – time esse que sequer foi colocado em campo. Cidade avaliou como madura a decisão de Amom; mas, logo em seguida, veio o banho de água fria: Amom voltou a se pronunciar, dizendo que não desistiu de nada.

Silêncio

O deputado federal não desistiu, primeiramente, porque ele precisaria anunciar que estaria na disputa, então não faz sentido ele desistir de algo que nunca tentou. Depois de Amom dizer que “nunca disse que é candidato a prefeito”, só restou a Roberto Cidade o silêncio sobre o assunto. É aquele ditado: “rapadura é doce, mas não é mole não”.

Ataques

Por falar em Roberto Cidade, embora ainda lute com forças no próprio partido, o UB, para ser escolhido pré-candidato a prefeito, o homem decidiu mirar toda a sua artilharia para a gestão de David. Dia e noite, o assunto é Prefeitura de Manaus. A parte negativa disso são os comentários que o deputado recebe nessas publicações, de pessoas cobrando que ele fiscalize também ações do governo e não apenas da prefeitura.

Ausência

Enquanto os políticos se digladiam pela cadeira de prefeito de Manaus, a população em situação de rua continua ocupando cada vez mais espaços no Centro Histórico de Manaus. Reportagem publicada pelo Portal AM1 nesta terça-feira (2) mostra que os políticos dizem querer solucionar esse problema, mas na prática não atuam como deveriam para inibir.

Golpista

Suspeito de aplicar mais de 200 golpes relacionados a falsos financiamentos de veículos em Manaus, um empresário de 37 anos acabou preso pela Polícia Civil do Amazonas em dezembro deste ano. O homem chegou a receber mais de R$ 3,5 milhões da Prefeitura de Manaus para aluguel de veículos no período de 2021 a 2023.

Calote

Um policial militar lotado no Comando do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) é suspeito de aplicar golpe de mais de R$ 35 mil a mais de 100 colegas da corporação. Segundo informações das vítimas, o policial é suspeito de falsificar o valor arrecadado, que seria um bolão da “Mega da Virada de 2024” e usar o dinheiro em uma casa de apostas esportivas.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI