Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cenário

Amom cancela seleção para gabinete com banca e anuncia devolução de taxa

A partir desta quarta-feira (17), os candidatos já poderão pedir a devolução do valor de R$ 35 pago no ato da inscrição

Amom cancela seleção para gabinete com banca e anuncia devolução de taxa

Foto: Robervaldo Rocha/Dircom/CMM)

Após pressão por cobrar taxa de inscrição, o vereador Amom Mandel (Podemos) resolveu cancelar o processo seletivo para contratação de profissionais que deveriam atuar em seu gabinete na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A informação foi divulgada nas redes sociais do parlamentar, nesta quarta-feira (17), horas depois de reportagem do Portal AM1 apontar imoralidade do certame pela cobrança de taxa de inscrição em plena pandemia de covid-19.

Leia mais: Vereador Amom tem processo seletivo julgado imoral por cobrar taxa de inscrição

O edital divulgado no dia 31 de janeiro, foi bastante criticado pelos candidatos devido ao valor de R$ 35 para a inscrição, além de erro ao tentar gerar boleto de pagamento. O Portal AM1 também mostrou que várias pessoas expuseram suas reclamações ao vereador, principalmente nas redes sociais, o que resultou na suspensão temporária do certame.

Leia mais: Amom suspende seleção para gabinete em meio às críticas para pagar taxa de inscrição

“Após receber diversas solicitações e, atento aos impactos econômicos causados pela pandemia de covid-19, em Manaus, levando em consideração que muitos candidatos às vagas disponibilizadas passam por dificuldades financeiras, decidi, em comum acordo com a banca responsável pelo processo seletivo, cancelar a seleção nos moldes anteriores. O processo será reestruturado.”, diz no texto.

Segundo a publicação feita em sua página oficial, a partir desta quarta-feira (17), os candidatos poderão pedir a devolução do valor pago no ato da inscrição.

Para isso, é necessário acessar o site www.consesp.com.br, informar o número da agência, conta corrente e banco a ser realizado o depósito de restituição. O dinheiro deve ser devolvido em até 15 dias úteis.

O parlamentar não explicou o motivo da demora de mais de duas semanas para a devolução dos valores.

“A taxa em questão era cobrada pela banca e seguia os padrões nacionais para concursos, um ideal seguido para o nosso processo seletivo, embora não haja a caracterização legal como concurso público”, justifica.

Após o cancelamento do processo encabeçado por uma banca, Amom afirma que a escolha dos profissionais ainda deve ocorrer, mas não divulgou detalhes de critérios específicos para a seleção e nem datas.