Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Amom denuncia desvio de função e irregularidades no INSS

Segundo o deputado, no local, está acontecendo "uma verdadeira dança das cadeiras" no quadro de servidores do órgão, prejudicando milhares de brasileiros.

Amom denuncia desvio de função e irregularidades no INSS

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Manaus (AM) – O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) denunciou desvio de função e irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O parlamentar esteve na sede do INSS, nesta terça-feira (18), localizada no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, onde são realizadas 90% das perícias médicas de todo o Estado do Amazonas.

Segundo o deputado, no local, está acontecendo “uma verdadeira dança das cadeiras” no quadro de servidores do órgão, que tem prejudicado milhares de brasileiros que esperam na fila pelo resultado da análise dos documentos para liberação dos benefícios.

Junto do médico legista da Polícia Civil Cleverson Redivo, o parlamentar afirma que irá apurar toda a situação e cobrar para que as autoridades não ignorem o problema.

Amom publicou vídeos, em suas redes, sociais mostrando casos de pessoas que foram e estão sendo prejudicadas pelas irregularidades do órgão. Em um dos vídeos, é relatado que há auxiliar de serviços gerais e datilógrafo fazendo o serviço de técnicos do seguro.

O deputado chama a fila do INSS de “fila da morte” e diz que o problema é tão grave quanto a fila do SUS e é o lugar onde” suspeitas de corrupção andam lado a lado com uma série de desmandos”.

“Nós estamos reunindo todas as denúncias e lutaremos pra que esses problemas, que afetam diretamente milhões de brasileiros, sejam solucionados pelos órgãos competentes. Já temos contatos internos e denúncias gravíssimas serão reveladas nos próximos dias”, escreveu o parlamentar,

.
Dados revelam a falta de capacidade operacional do INSS, resultando em uma fila que cresceu de 930 mil pessoas em dezembro de 2022, para mais de 1,7 milhão em maio de 2023, um total de milhares de brasileiros que aguardam a análise de documentos para o recebimento de benefícios previdenciários, como pensão por morte, aposentadoria e auxílio-doença. As informações estão disponíveis no Portal da Transparência do INSS.