Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Anderson Sousa é aclamado presidente da AAM com voto de David Almeida

Além de participar do processo eleitoral, David se tornou presidente de honra da instituição

Anderson Sousa é aclamado presidente da AAM com voto de David Almeida

Prefeito David Almeida e Anderson Sousa (Foto: Reprodução/Instagram)

MANAUS – Na tarde desta quinta-feira (15), a Associação Amazonense dos Municípios (AAM) elegeu a nova diretoria que irá comandar a instituição pelos próximos dois anos. A única chapa inscrita na disputa, comandada pelo prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa (PSC), foi aclamada como vencedora com o apoio de todos os prefeitos presentes na Assembleia Geral do Processo Eleitoral da instituição.

Um fato que chamou atenção na votação foi a presença do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Na ocasião, o novo presidente da Associação destacou o acontecimento: “É a primeira vez que um prefeito de Manaus vem para a eleição, participa desse momento e vota”, frisou.

Além de participar do processo eleitoral, David se tornou presidente de honra da instituição. Após o discurso do presidente eleito, Almeida também teve a oportunidade de discursar e afirmou que é preciso união dos prefeitos que comandam as cidades do interior para melhorias e, principalmente, captação de recursos para o interior, destacando a área da saúde.

“Tivemos um exemplo claro em relação a Manaus. Podemos dizer que Manaus foi uma das cidades que mais sofreu durante a pandemia. Os municípios precisam se unir para conquistar recursos para o interior”, disse.

Leia mais: Eleição da AAM acontece nesta quinta e deve dar vitória a prefeito aliado do governador

Antes da fala de David, Anderson, em seu discurso, falou sobre uma emenda que Manaus recebe e, em sua fala, o prefeito de Manaus disse que o Governo do Amazonas terá nos próximos quatro anos R$ 120 bilhões para administrar e disse “que está mais do que na hora de os prefeitos sentarem, conversarem, planejarem em busca de melhorias para os municípios”.

David disse, ainda, que há um ano, quando sentou para conversar com o governador Wilson Lima (União Brasil) para apoiar a sua candidatura, eles trataram sobre o assunto do valor a ser administrado pelo Estado. Almeida disse que acredita na “sensibilidade do governador para devolver os recursos que foram tirados do interior”.

Anderson Sousa e Wilson Lima (Foto: Reprodução)

“Precisamos fazer uma marcha em nome da população do estado do Amazonas para que esses recursos cheguem aos municípios, e cito aqui: Guajará, Benjamim Constant, Eirunepé, Juruá, Itamarati, Fonte Boa e outros longínquos. Temos que trabalhar com os recursos federais e estaduais, nos mobilizar e fazer isso. Manaus gasta mais de R$ 1 bilhão com saúde é quase 20% do total que, hoje, é repassado pelo governo federal a Manaus e sei que na gestão das cidades do interior isso não é diferente. Desejo sucesso ao Anderson e vamos fazer essa reflexão de que os recursos que entrarão no estado poderão ajudar muito os municípios”, destacou o prefeito de Manaus.

Novo presidente

Anderson agradeceu o apoio dos seus colegas prefeitos; falou sobre os planos à frente da AAM e destacou que a diretoria, com os prefeitos, elaborou um planejamento, que assim que fosse empossado efetivamente levariam ao conhecimento do governador. “É um planejamento construído por todos nós. Temos que dar mais atenção ao povo do interior, apoio aos prefeitos das cidades e estamos aqui para isso, para trabalharmos unidos em prol de melhorias.”

Nova diretoria

O prefeito Anderson é o novo presidente, o vice é o prefeito de Novo Airão, Roberto Frederico Júnior. Andreson Cavalcante, prefeito de Autazes é o primeiro secretário; Júnior Leite de Maués é o segundo secretário.

O ex-presidente da Associação, Jair Souto também discursou desejando sucesso à nova diretoria. Souto frisou as dificuldades que os prefeitos enfrentam e sobre serem os únicos que não indicam alguém para cargos de promotor, juiz, defensor, conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE) e que realmente são fiscalizados.

“Prefeito é fiscalizado, portanto, somos a raiz da democracia. Temos a União que fica com o bolo maior dos recursos, em seguida vem o Estado e por último os municípios. O aumento de receita dos municípios que vêm aumentando é um movimento que fizemos todos esses anos em Brasília. Foi uma conquista de todos nós, com muita luta”, afirmou.

Ao finalizar sua fala, Jair disse que no dia 2 de janeiro ele estará na sede da AAM para entregar a chave da instituição e todas as outras questões que deverão ser repassadas ao novo presidente Anderson Souza.