Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

ANJD repudia insinuações de William Alemão e pede respeito do vereador com a imprensa

Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD) disse ser lamentável um representante eleito pelo povo utilizar suas redes sociais para disseminar insinuações infundadas.

ANJD repudia insinuações de William Alemão e pede respeito do vereador com a imprensa

(Foto: Robervaldo Rocha/CMM)

Manaus (AM) – A Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD) se manifestou, por meio de nota divulgada nesta quinta-feira (18), acerca do pronunciamento do vereador William Alemão (Cidadania), na última quarta-feira (17), em que fez insinuações, sem provas, que mais de 400 portais, blogs e sites de notícias poderiam estar recebendo propina da Prefeitura de Manaus.

William Alemão está buscando ser escolhido presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) e, para ganhar força entre os parlamentares da Casa, decidiu atacar os veículos de comunicação da capital amazonense que divulgam ações institucionais da atual gestão.

Confira a nota da ANJD na íntegra:

“A Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD) vem a público manifestar seu veemente repúdio às insinuações proferidas pelo vereador William Alemão em relação aos profissionais de imprensa e aos veículos de comunicação em Manaus.

Após a aprovação para a instauração da denominada ‘CPI do Caixa 2’ na Câmara Municipal de Manaus (CMM), decorrente da divulgação de um vídeo onde supostamente o motorista de um portal recebe dinheiro de uma servidora dentro da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), o vereador insinuou suposto pagamento de propina para blogs e portais, que recebem patrocínio da Prefeitura de Manaus para divulgação de publicidade. “Você já imaginou se cada um deles pegar aquele pacotinho”, diz o vereador em um vídeo referindo-se a dinheiro.

Tais afirmações não apenas denigrem a imagem dos profissionais de imprensa, mas também lançam uma sombra de desconfiança sobre todo o trabalho jornalístico realizado na região. É lamentável que um representante eleito pelo povo utilize sua plataforma para disseminar insinuações infundadas, o que não apenas desrespeita os profissionais de imprensa, mas também mina a confiança da população nas instituições democráticas.

A ANJD enfatiza a importância do respeito à liberdade de imprensa e à ética jornalística. Repudiamos veementemente qualquer tentativa de descredibilizar o trabalho sério e comprometido dos jornalistas e veículos de comunicação que buscam levar informação precisa e imparcial à sociedade.

A ANJD reitera seu compromisso com a verdade, a ética e a transparência no exercício do jornalismo, e continuará a defender incansavelmente os princípios democráticos que sustentam nossa sociedade.

Marcelo Generoso,

presidente da Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD)”

LEIA MAIS: