Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Apenas um deputado do AM votou contra urgência sobre PL para mineração em terras indígenas

Dos oito parlamentares da bancada do Amazonas na Câmara dos Deputados, apenas um votou contra a urgência do PL; saiba quem foi

Apenas um deputado do AM votou contra urgência sobre PL para mineração em terras indígenas

Foto: Divulgação

Brasília/DF – Dos oito deputados federais do Amazonas, apenas o deputado José Ricardo (PT) votou contra a tramitação de urgência para o Projeto de Lei que prevê autorizar a mineração em terras indígenas. A proposta foi aprovada com 279 votos a favor e 180 votos contra na Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (9).

Agora, o PL pode ser votado diretamente no plenário da Casa, sem passar por comissões temáticas.

Votaram a favor da urgência os deputados Alberto Neto (Republicanos), Bosco Saraiva (Solidariedade), Pablo Oliva (PSL), Sidney Leite (PSD) e Silas Câmara (Republicanos).

Leia mais: Quatro deputados de saída da Aleam abrem caminho para novos parlamentares na Casa

O único que, de fato, votou contra foi o deputado José Ricardo (PT). Já Átila Lins (Progressista) não estava no plenário no momento da votação e o deputado Marcelo Ramos (PSD) estava presidindo a sessão.

O projeto é de autoria do governo federal e vem sendo bastante criticado pelas categorias que defendem os direitos indígenas.

Leia mais: Em dois meses, vereadores e deputados custaram mais de R$ 4 mi ao Amazonas

“Votei contra a urgência do projeto de mineração em terras indígenas. Fui o único deputado do AM a votar contra essa proposta que atinge em cheio os povos indígenas. Para garantir potássio para fertilizantes, tem reservas suficientes fora de terras indígenas!”, disse Zé Ricardo nas redes sociais.