Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Quatro deputados de saída da Aleam abrem caminho para novos parlamentares na Casa

As vagas podem ser liberadas pela vontade de deputados concorrerem a cargos mais elevados e a aposentadoria de Belão, decano da Aleam

Quatro deputados de saída da Aleam abrem caminho para novos parlamentares na Casa

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – As eleições deste ano poderão abrir quatro novas vagas para a disputa de deputado estadual, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Isso porque alguns deputados já anunciaram que não há intenção de continuarem no Parlamento Estadual e buscam voos mais altos.

Um desses nomes é o de Ricardo Nicolau (Solidariedade), que no último dia 4 de março lançou sua pré-candidatura no pleito, como grande interessado na cadeira de governador do Amazonas. Em entrevista exclusiva ao Portal AM1, Ricardo disse que seu nome será uma alternativa em face aos “caciques políticos” que já estão há muitos anos no poder.

 

Ricardo Nicolau diz que vai ficar 'ao lado da verdade' sobre ataques políticos - Aleam
Ricardo Nicolau anunciou pré candidatura ao Governo do Amazonas, na semana passada. Foto: Arquivo / Aleam

Leia mais: Ricardo Nicolau lança candidatura e se apresenta como alternativa aos ‘caciques políticos’

Outro nome famoso na política e que já está há mais de três décadas no Parlamento, é o veterano Belarmino Lins (PP), que já disse que vai passar o “bastão” ao filho, o médico George Lins, que aliás já colocou seu nome no “game político”, em 2020, quando esteve ao lado de Nicolau como candidato a vice-prefeito. De certa forma, é um teste para medir a aceitação de George em meio ao público Manauara. Na ocasião, a dupla ficou em quarto lugar.

“É hora de passar o bastão, e que George possa dar continuidade ao trabalho construído pelo Belão e pelo Átila no interior. Deus ilumine o doutor George e que ele faça o melhor pelos mais necessitados no nosso Estado”, disse o líder progressista em evento familiar.

Leia mais: Belão vai deixar Aleam após 32 anos e deve passar o bastão para George Lins

Belão vai deixar Aleam após 32 anos e deve passar o bastão para George Lins - Aleam
Belão quer passar o bastão ao filho após 32 anos na Aleam. Foto: Reprodução

O terceiro nome que pode deixar sua cadeira na Aleam para disputar vaga na Câmara Federal é o do deputado Fausto Jr., que tem nome cotado, porém, afirmou que não tem nada definido ainda sobre a disputa de uma cadeira federal; nem se continuará no MDB ou se vai aproveitar a janela partidária para trocar de sigla.

“O cenário político está se modificando para a eleição de outubro e, nos próximos dias, saberemos como ficam as alianças. Estou aguardando mais algumas mudanças para confirmar minha posição na jogo”, disse o parlamentar ao AM1

Leia mais: Cenário incerto nas candidaturas ao Governo do AM pode influenciar número de candidatos

Aleam
Fausto Jr. tem nome cotado ao cenário federal. Foto: Arquivo / Aleam

Saulo Vianna (PTB) é outro parlamentar que está cotado para uma das oito cadeiras da Câmara dos Deputados e vem configurando uma pré-candidatura. Em entrevista anterior ao AM1, o parlamentar disse que só teria duas siglas que lhe chamam atenção: a que o governador Wilson Lima se filiaria, agora, o União Brasil ou o Avante, do prefeito de Manaus.

Aleam
Saullo já afirmou ao AM1 que pretende lançar seu nome no cenário federal: Foto: Divulgação