Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Apoiador de Lula, Sinésio critica Marina e é apoiado por colegas de direita

A principal crítica dos deputados estaduais foi a intransigência de Marina Silva acerca da pavimentação da BR-319.

Apoiador de Lula, Sinésio critica Marina e é apoiado por colegas de direita

(Fotos: Reprodução/YouTube/Aleam)

Manaus (AM) – A vinda da comitiva presidencial ao Amazonas por conta da seca foi, novamente, pauta em uma Casa legislativa, que dessa vez, contou com a posição do líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Sinésio Campos, que não mediu esforços para tecer críticas à ministra do Clima e Meio Ambiente, Marina Silva (Rede).

Na sessão plenária desta quinta-feira (5), o petista iniciou sua fala na tribuna ao afirmar que “não é daqueles extremistas que acolhe tudo que o chefe fala”. O discurso de Sinésio faz referência ao seu apoio a Lula, mas também sua insatisfação com o governo federal quando se trata de uma assunto recorrente e defendido pelos políticos do Amazonas: a pavimentação da BR-319.

“Ficou bem claro que estamos isolados, hoje, e a ministra Marina, desde o primeiro governo [Lula I], teima na questão ambiental de não sair a BR-319, algo que é de interesse de todos nós, o presidente Lula tomou como interesse de ter esta BR aberta ao direito de ir e vir”, disse Sinésio.

Ao citar seu encontro com Marina Silva na comitiva presidencial, Sinésio informou que o Amazonas “já está isolados por poucos aeroportos e agora, com privatização, tem até hora para funcionar”, e com a seca, já são mais de dois milhões de amazonenses usuários de transportes fluviais que sofrem.

A posição de Sinésio da sua atitude com Marina agradou, principalmente, os opositores do governo Lula, os quais chegaram a parabenizar o petista por tomar partido a favor da população, e não se deixar levar por questões ideológicas. A deputada Débora Menezes e Delegado Péricles, ambos do Partido Liberal (PL), partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, ressaltaram seu apoio ao petista na questão.

“Deputado Sinésio, gostaria de parabenizá-lo por trazer esse assunto. A BR-319 não é esquecida de hoje, já são 40 anos de esquecimento dos ministros de Lula, no governo de Braga e Omar Aziz. Já tivemos essas figuras e nada fizeram. Por isso, parabenizo o senhor por trazer, mas não vamos atribuir esse erro só à ministra, que também erra gravemente e faz que o nosso interior e nosso estado continuem isolados do resto do país. Então conte comigo no esforço de somar e cobrar essas figuras para que isso possa sair do papel”, disse Débora Menezes.

Para o presidente da comissão de Constituição, Justiça e Redação, Delegado Péricles, um dos seus apontamentos é sobre a suposta “falta de moral” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já que segundo Sinésio, Lula aprova a BR-319, mas Marina barra.

“Quero parabenizá-lo por trazer mais um assunto importante nessa Casa, que inclusive, a semana toda nós estávamos criticando a ministra do Meio Ambiente por sempre atrapalhar a pavimentação da BR-319. […] Fica aquela pergunta: se o presidente Lula é a favor da BR-319, quer dizer que ministra Marina está mandando mais que o presidente Lula?”, questionou Péricles.

Além das críticas à Marina Silva, o deputado Sinésio também propôs que a Aleam fizesse tal como a bancada amazonense no Congresso Nacional, para que os deputados estaduais também criem uma frente parlamentar a favor da via.

No fim da sua fala, o presidente do PT estadual ironizou os motivos que fazem a pavimentação não ir para frente, e se perguntou se seria por conta da “lagartixa de rabo amarelo” ou da “castanheira” no meio da estrada.

“Será se é para liberar a passagem da lagartixa de rabo amarelo que está passando na BR-319, que pode ser atropelada? Quando se fala que não terá desmatamento, não terá”, disse Sinésio em tom de brincadeira.

“Essa estrada tem mais de 40 anos, e mais, caiu uma amêndoa de castanha em um buraco na BR-319 e essa castanha germinou e nasceu uma árvore da castanheira. A castanheira, como tem todo apoio legal de não derrubar, está no meio da BR-319, então temos que pedir licença da mãe castanheira. Agora esse deve ser o motivo que essa BR-319 não sai”, finalizou o deputado estadual.

LEIA MAIS: