Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cenário

Após abraçar PL, de Bolsonaro, Therezinha Ruiz justifica: ‘condições de reeleição’

Deputada deixou o PSDB pensando em conquistar mais um mandato.

Após abraçar PL, de Bolsonaro, Therezinha Ruiz justifica: ‘condições de reeleição’

A deputada estadual Therezinha Ruiz disse ao Portal AM1, nesta segunda-feira (4), que pensou no pragmatismo e no resultado das urnas ao mudar do PSDB para o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. “Nós escolhemos o PL pelas condições de reeleição. Você sabe que houve uma mudança na lei eleitoral, e a gente tem que analisar bem um partido em que a gente tenha possibilidade de ser reeleito. Vi ali uma flexibilidade para nossa reeleição”, disse.

Nesta segunda-feira (4), o Portal AM1 mostrou o troca-troca de partidos na Aleam, situação analisada pelo cientista político Carlos Santiago como “oportunismo eleitoral”. A política calculista leva em consideração as chances de cada um nas siglas. “Essa movimentação de mudanças de siglas na Assembleia Legislativa do Amazonas pelos atuais deputados e deputadas indica, tão somente, a vontade de não ter renovação na Assembleia e também de manutenção dos seus mandatos, dos seus cargos”, analisou Santiago. 

Leia mais: Mais da metade dos deputados do AM troca de partido para tentar reeleição

A parlamentar destacou ainda que possui uma grande afinidade com Alfredo Nascimento, além de informar que o partido tem possibilidades de não formar federação com outra sigla. “E o PL também é de um grande amigo, uma pessoa que eu já trabalhei, tenho uma afinidade pessoal com ele de amizade, que é o Alfredo Nascimento. Então, nós fizemos uma escolha pela questão partidária e pela afinidade que a gente tem com o Alfredo. Há uma possibilidade de que a gente não vá federalizar com outros partidos, então tudo isso me deu a confiança de que eu estaria bem neste partido”, afirmou.

Therezinha Ruiz deixou o PSDB e se filiou, na última sexta-feira (1) ao PL. A sigla também recebeu, nas últimas semanas, o deputados Alberto Neto, o deputado estadual Fausto Jr e o ex-superintendente da Suframa, o Coronel Alfredo Menezes.